Yoga: muito mais do que exercícios comuns

Yoga é uma combinação de exercícios corporais e respiratórios que não poderiam ser mais saudáveis ​​para o corpo e a mente. Explicamos os benefícios da ioga para a sua saúde e mostramos exercícios fáceis e eficazes para fazer em casa.

Ioga infantil, ioga sênior ou ioga especialmente para mulheres grávidas: o esporte está mais popular do que nunca e agora é oferecido para diferentes faixas etárias. Uma razão para isso é o fato de que a ioga é um excelente método de relaxamento que pode ajudar não só com o estresse, mas também com dores nas costas e tensão.

Outro benefício: você não precisa ser excessivamente atlético ou ágil para praticar ioga. Basta um tapete e alguns exercícios práticos para levar para casa.

O que é ioga

Por volta de 2.000 anos atrás, a ioga foi desenvolvida como parte dos tradicionais ensinamentos de saúde indianos Ayurveda. O objetivo da ioga: alma, corpo e espírito formam uma unidade harmoniosa. Uma combinação de posições corporais especiais (asanas), alongamentos profundos e exercícios respiratórios (pranayamas) deve ajudar. A respiração controlada é tão importante quanto o trabalho físico para aliviar o estresse e relaxar. 

Os inventores dos ensinamentos do Extremo Oriente estavam familiarizados com a interação entre psique e corpo. Traduzido, ioga significa apropriadamente “conexão”: quando a psique sofre, pode ser fisicamente perceptível. O bem-estar e o humor sofrem. Portanto, os exercícios de ioga fortalecem igualmente o corpo e a mente.

Yoga e seus efeitos positivos na saúde

Lançada como uma prática espiritual-religiosa, a ioga é um dos métodos mais populares de redução do estresse e fortalecimento do corpo no mundo ocidental hoje. Existem boas razões para isso: o Yoga garante relaxamento, equilíbrio interior, um corpo firme e uma postura ereta ao mesmo tempo. 

Mas a ioga pode fazer muito mais, porque …

… traz serenidade e calma no dia a dia.

… fortalece a consciência corporal e plena atenção.

… tem um efeito positivo na qualidade do sono.

… alivia a tensão e bloqueios no corpo.

… aumenta o equilíbrio mental.

… melhora a capacidade de concentração.

… promove a mobilidade e elasticidade do corpo.

… alonga e fortalece os músculos, tendões e ligamentos.

… tem um efeito antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Os 6 tipos de ioga mais populares

Se você deseja se inscrever para uma aula de ioga, você se depara com a tarefa não tão fácil de decidir sobre um estilo de ioga. Agora existem muitos deles. Alguns estilos de ioga são apenas uma tendência passageira, enquanto outros conseguiram se estabelecer permanentemente em estúdios de ioga neste país. Isso inclui os seguintes tipos de ioga: Hatha Yoga:

Este é o nome do estilo clássico de ioga orientado para o corpo. É melhor para iniciantes porque o nível de dificuldade pode ser variado.Kundalini Yoga:

Este estilo de ioga está empenhado em aumentar a energia vital. O foco desses exercícios é a resistência e a respiração abdominal.Vinyasa Yoga:

chega mais perto do fluxo do ioga clássico. Os asanas fundem-se de forma contínua e dinâmica e são acompanhados por uma respiração controlada. Força física e relaxamento estão igualmente em primeiro plano aqui.Yin Yoga:

é praticado principalmente sentado e deitado. É um estilo de ioga calmo que visa o relaxamento profundo. Isso é garantido por alongamentos que você mantém por alguns minutos de cada vez. Quanto mais experiente você for, mais fundo poderá ir para o alongamento.Ashtanga Yoga:

Isso requer um pouco mais de experiência e boa preparação física. Porque Ashtanga é intenso e fisicamente exigente. Os asanas individuais são mantidos por cinco respirações cada e combinados em uma sequência dinâmica.Bikram Yoga:

É aqui que você realmente começa a suar. Isso não se deve apenas aos exercícios exigentes, mas também ao ambiente de treinamento. Você pratica Bikram em uma sala quente de 40 graus com alta umidade.

3 exercícios de ioga eficazes para em casa

Você não precisa necessariamente assistir a uma aula para praticar ioga. Você também pode fazer muitos exercícios facilmente em casa. Comece ou termine o seu dia com estes três exercícios. Importante: durante os exercícios, tente inspirar e expirar uniformemente pelo nariz e para o estômago.

Como fazer: 

1. Fique em pé com os braços soltos

2. Agora, mude seu peso para a perna direita e libere lentamente a perna esquerda do chão

3. Traga o calcanhar da perna esquerda para a parte interna da coxa direita (alternativamente para a parte inferior da perna)

4. Estenda os braços para cima e junte as palmas das mãos acima da cabeça

5. Permaneça nesta posição por pelo menos 30 segundos e, em seguida, repita o exercício com a perna esquerda

Para que é bom : treina o seu sentido de equilíbrio, previne as veias varicosas e dá-lhe novas forçasO cachorro olhando para baixo

Como vai:

1. Fique no chão com os joelhos, as nádegas nos calcanhares

2. Coloque os dedos dos pés para cima e abra os joelhos na largura do quadril

3. Coloque as mãos no chão à sua frente, olhando para baixo com a parte superior do corpo apoiada nos joelhos

4. Agora vá para a posição quadrúpede. Para fazer isso, levante o traseiro e mantenha as costas retas. Os dedos estão bem abertos

5. Coloque-se na posição final: levante os joelhos, empurre as nádegas para cima e estique as pernas.

6. Mantenha a cabeça baixa e alinhe-a com a coluna

7. Respire fundo algumas vezes e permaneça nesta posição por pelo menos 10 segundos. Em seguida, repita mais duas vezes

Para que é bom : promove a circulação sanguínea nas pernas, alonga a coluna e fortalece a capacidade de concentração A cobra

Como fazer : 

1. Deite-se de bruços no chão

2. Junte as pernas para que os calcanhares se toquem

3. Agora apóie as mãos na altura do umbigo enquanto levanta a cabeça e a parte superior do corpo

4. Certifique-se de que suas mãos e cotovelos estão contra seu corpo e seus ombros estão para baixo

5. Incline ligeiramente o pescoço para trás e olhe para cima

6. Mantenha a posição por pelo menos 20 segundos e, em seguida, faça mais duas repetições

Para que serve : fortalece as costas, as nádegas e os braços, melhora a postura e tem um efeito libertador  

Você pode combinar os exercícios individuais em um pequeno fluxo de ioga e usá-los de manhã como um impulsionador da energia e à noite como um método de relaxamento. Divirta-se muito com isso! 

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