Posso treinar mesmo estando resfriado?

Em geral, o esporte é considerado saudável, mas não se você estiver resfriado. No pior dos casos, existe até o risco de inflamação do músculo cardíaco. Mas o movimento é um tabu mesmo com um simples resfriado? Aqui você pode descobrir quando exercícios moderados são permitidos e quando é melhor deixar seus tênis de treinamento no armário.

O exercício nem sempre é saudável. Pouco antes do surto ou durante um resfriado, os exercícios podem enfraquecer o sistema imunológico, prolongar o curso da doença e, em alguns casos, levar a complicações perigosas. Mas isso também se aplica a resfriados leves? O que as pessoas afetadas devem considerar? Nós temos as respostas!

Os sintomas típicos de um resfriado são coriza e dor de garganta. Esses sintomas, em sua maioria inofensivos, desaparecem por conta própria após uma a duas semanas. Embora os resfriados também sejam conhecidos como infecções de gripe, eles não têm nada a ver com a gripe real. Este último é causado por outros vírus e, ao contrário do resfriado comum, não começa gradualmente, mas geralmente de repente, com febre alta, calafrios, dores musculares e nos membros. No caso da gripe, o estado geral gravemente prejudicado proíbe a prática de esportes. Com um resfriado, o estado geral geralmente é menos afetado. No entanto, os exercícios podem ser prejudiciais, mesmo se você tiver um simples resfriado, por isso é melhor fazer uma pausa no treino.

O movimento estabelece uma verdadeira reação em cadeia em movimento em nosso corpo: estimula a circulação, estimula a formação de novos tecidos, apoia um metabolismo saudável e … e … e …

Os complexos mecanismos estruturais que o esporte causa em nosso corpo são tão multifacetados que ainda não foram totalmente explorados. Mas uma coisa é certa: os exercícios não apenas fortalecem músculos e órgãos, mas também ativam nosso sistema imunológico. Porque, por meio da atividade ativa, os anticorpos e as chamadas “células assassinas” são formados em nosso sangue, que fazem jus ao seu nome e ajudam nosso corpo a combater os patógenos de maneira direcionada. Além disso, o exercício demonstrou reduzir o estresse – e, portanto, um dos principais fatores de risco para uma infecção.

Apenas um leve resfriado? Exercício moderado permitido

Durante os meses frios, a maioria das pessoas fica resfriada de vez em quando . Para alguns, alternar entre as temperaturas frias e quentes é o suficiente para fazer o seu nariz vibrar. Se não houver outros sintomas de resfriado – ou seja, sem dor de garganta, sem tosse e, acima de tudo, sem febre – o exercício moderado é definitivamente permitido. Sob certas circunstâncias, pode até ter um efeito positivo, porque movimentos leves ajudam a garantir que as membranas mucosas sejam melhor supridas com sangue.

Mas o que significa exercício moderado? No caso de um resfriado, esportes de resistência suaves são adequados, como uma caminhada (rápida) ou caminhada leve. Porém , os atletas devem reduzir sua carga de trabalho usual para não sobrecarregar o organismo. É muito importante ouvir os sinais do seu próprio corpo : Se se sentir cansado e exausto, deve permitir-se o descanso necessário e fazer uma pausa nos exercícios. O mesmo se aplica se houver outros sintomas de resfriado  , como tosse e febre.


Praticar exercícios quando você está resfriado traz alguns riscos

Tosse, coriza, dor de garganta – se o resfriado te pegou, você deve deixar o esporte descansar por algum tempo . Isso é especialmente verdadeiro quando a febre se soma aos sintomas . O motivo: se o corpo já está lutando contra uma infecção, os exercícios representam outro fardo para ele. O sistema imunológico não pode mais agir de forma otimizada contra os patógenos. Isso acarreta vários riscos :

  • O resfriado comum pode se arrastar e o curso pode ser prolongado significativamente.
  • É possível um curso mais grave da doença, com sintomas mais graves.
  • Em alguns casos, há complicações, por exemplo, inflamação do músculo cardíaco.

miocardite é um resultado relativamente comum quando a prática de esportes ainda é praticada apesar do frio. Os sintomas são bastante inespecíficos. As pessoas afetadas geralmente sofrem de cansaço, desempenho reduzido e falta de ar. Ocasionalmente, no entanto, ocorre miocardite sem sintomas. Se não for tratada, pode causar insuficiência cardíaca ou arritmia cardíaca , que pode ser fatal em certas circunstâncias. Para não deixar as coisas chegarem tão longe, o exercício deve ser definitivamente um tabu se você estiver resfriado.

A propósito: O esporte não é apenas prejudicial à saúde se você está resfriado com febre, o treinamento também deve ser interrompido se o atleta (amador) estiver melhor se você tiver uma gripe (infecção pelo vírus da gripe). 

Mas tenha cuidado!

O bom e velho ditado “muito ajuda muito” não é verdade. O desempenho físico de pico permanente geralmente causa mais danos do que ajuda, pois pode colocar mais estresse em nosso organismo do que é bom para ele e suas defesas naturais. O esforço físico fortalece o sistema imunológico apenas por um curto período de tempo, mas o efeito diminui rapidamente durante os períodos de descanso. O treinamento moderado e contínuo, por outro lado, fortalece nossas defesas com muito mais eficácia a longo prazo. Portanto, se você escolher o equilíbrio inteligente entre atividades e intervalos regulares, fortalecerá seu sistema imunológico com muito mais eficácia. E, no caso de uma infecção aguda, é melhor fazer uma pausa consistente ao praticar esportes.

Praticar exercícios com um resfriado: esses são os riscos

Os sintomas do resfriado indicam que nosso sistema imunológico está lutando contra patógenos. O esporte pode, então, retirar do organismo a energia necessária para a reação de defesa – e até favorecer doenças secundárias graves. As consequências negativas imediatas podem ser o agravamento dos sintomas e o retardo da cicatrização. Bronquite aguda ou pneumonia também podem se desenvolver com base em um simples resfriado. Além dos sintomas de um resfriado simples, alguns vírus também podem desencadear a inflamação do músculo cardíaco ou do pericárdio. Um sistema imunológico que foi enfraquecido por exercícios intensos pode reagir pior a isso. As consequências podem ser arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e, em casos raros, morte cardíaca súbita. Por exemplo, um estudo de mortes súbitas durante ou imediatamente após o exercício mostrou que 6% das pessoas afetadas tiveram recentemente uma infecção respiratória superior. Mesmo que sejam casos raros no geral, o risco de inflamação do músculo cardíaco deve ser levado a sério e sugere-se ter cuidado para não enfraquecer o sistema imunológico por meio de atividades esportivas, mesmo durante um simples resfriado.

Superou um resfriado – quando posso praticar esportes novamente?

A rapidez com que você pode começar a se exercitar novamente após um resfriado depende basicamente da gravidade da infecção. As seguintes recomendações se aplicam:

  • Se você tiver um resfriado leve com sintomas leves, geralmente poderá começar a se exercitar novamente assim que os sintomas desaparecerem completamente.
  • No entanto, se o paciente estiver infectado com febre, deve-se fazer uma pausa por pelo menos uma semana após a resolução dos sintomas. Em caso de dúvida, também pode pedir conselho ao seu médico.

Definitivamente útil : acalme-se após um resfriado. A quantidade de exercício deve ser aumentada cuidadosamente até que você tenha recuperado seu antigo nível de desempenho passo a passo. Caso contrário, o corpo pode ficar sobrecarregado e a infecção pode retornar.

O tempo que leva para o frio diminuir e fazer exercícios novamente não pode ser reduzido. No entanto, é possível  aliviar o desconforto com remédios caseiros . Preparações fitoterápicas, podem ajudar a liquefazer as secreções presas e ativar os cílios – que ficam nas membranas mucosas e são responsáveis ​​pela autolimpeza das vias aéreas. Isso pode ajudar a quebrar o muco. Você também deve se certificar de que bebe o suficiente , de preferência um litro e meio a dois por dia.

Quando você não deve fazer exercícios se estiver resfriado?

Se você tem um resfriado simples sem prejudicar seu estado geral, deve interromper o treinamento enquanto os sintomas persistirem. O treinamento pode ser retomado alguns dias após a resolução dos sintomas. Depois de superar um resfriado, inicialmente você deve tomá-lo com menos intensidade. Isso significa: Defina a cota de treinamento baixa e aumente-a gradualmente até recuperar o desempenho total. 

No caso de infecções respiratórias com sintomas mais graves, como cansaço extremo, dores musculares ou inchaço grave dos gânglios linfáticos, o treino só deve ser retomado gradualmente várias semanas após o desaparecimento dos sintomas. Pessoas com doenças crônicas ou deficiências imunológicas devem ser particularmente cuidadosas – elas devem discutir com seu médico quanto tempo precisam para descansar após um resfriado.

No entanto, é necessário cuidado não apenas durante e imediatamente após um resfriado, mas também com antecedência. O treinamento intensivo durante o período de incubação de uma infecção respiratória também pode ter um efeito adverso no curso da doença. Se você acha que pode ficar doente, deve encerrar o plano de treinamento por alguns dias por precaução.

Importante: ouça o seu corpo e, em caso de dúvida, esclareça com o seu médico quando pode voltar a fazer exercício após uma constipação.

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