Por que algumas pessoas desenvolvem fobias?

Enquanto uma pessoa adoraria acariciar o husky na calçada, a outra tem que ir na outra direção o mais rápido possível. Outros ainda precisam apenas ver uma aranha à distância e congelar em uma estátua de sal. As fobias de animais são mais do que apenas nojo ou antipatia. Mas também pode ser tratada?

Seu coração bate descontroladamente, seu peito fica tenso e suas pernas parecem geleia. Vamos sair daqui! Não há nem mesmo um animal de verdade sentado ali. Às vezes, uma foto, por exemplo de uma aranha ou de um cachorro, é o suficiente para desencadear fortes sentimentos de medo em pessoas com fobia de animais. Isso pode ir tão longe que a fobia limita severamente a vida das pessoas afetadas. Mas qual é a melhor maneira de lidar com o transtorno de ansiedade – e de onde ele realmente vem?

Quando falamos de fobia animal?

“Fala-se de fobia quando o medo se torna desproporcional, restringe a própria vida e está associado a um sofrimento considerável”, explica Heiner Molzen, terapeuta comportamental em Kiel. Em princípio, pode-se desenvolver uma fobia na frente de todos os animais. “Na minha experiência, porém, as fobias de animais são mais comuns em aranhas, cobras e cães”, diz o especialista.

Evitar aumenta o medo

Uma reação típica de muitos fóbicos: evite o animal assustador o máximo possível. Claro, isso é muito mais fácil com cobras e aranhas na vida cotidiana do que com um cachorro, por exemplo. Por exemplo, pessoas com fobia de cachorro podem ter que descer de um ônibus se encontrarem um amigo de quatro patas lá. Mesmo que eles estejam atrasados ​​para um compromisso importante por causa disso. Um comportamento clássico de evitação que pode até exacerbar uma fobia animal. Porque desta forma o medo não só persiste, mas também aumenta com o tempo.

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Fobias de animais são medos aprendidos

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Basicamente, as fobias são medos aprendidos que podem ser atribuídos a experiências ruins ou experiências de aprendizado. Muitas pessoas que temem cães foram atacadas ou mordidas por um cão.

No entanto, muito poucas pessoas em nossas latitudes terão sofrido um ataque de aranha ou cobra. Mas aqui também, o nojo ou o medo são aprendidos – muitas vezes em uma idade jovem e quase inconscientemente. “Quando as crianças veem como os adultos reagem a alguns animais, elas podem aprender que esses animais devem ser perigosos”, explica Molzen.

A tendência a certas fobias de animais é inata?

Um experimento examinou como os bebês reagem a fotos de aranhas e cobras. É improvável que os bebês de seis a oito meses tenham tido muita experiência de aprendizado com os animais. “Descobrimos que bebês realmente apresentam reações de estresse”, relata a professora Stefanie Höhl. Ela chefia o departamento de psicologia do desenvolvimento da Universidade de Viena e está envolvida no estudo.

Outra pesquisa descobriu que cerca de metade das pessoas tem aversão a esses animais. “Isso não significa que a fobia de aranha ou cobra seja inata”, diz Höhl. No entanto, parece haver fatores biológicos que garantem que desenvolvamos fobias, ou pelo menos aversão, mais rapidamente nesses animais.

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O cérebro nem sempre avalia o perigo de forma racional

No caso de uma fobia, o fator decisivo não é quão perigoso algo realmente é, mas quão perigoso o grão de amêndoa pensa que é: nesta parte primitiva do cérebro, objetos e situações estão reflexivamente ligados ao medo, sem que o perigo real seja racionalmente verificado novamente de antemão. “O medo funciona sem que tenhamos que pensar”, diz o terapeuta comportamental Molzen. “Em uma emergência, pode salvar nossas vidas se não pesarmos o risco primeiro, mas fugirmos imediatamente.” No entanto, esse mecanismo de sobrevivência se torna um problema quando não há perigo real.

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Enfrentando o medo

Para controlar o medo, o caroço da amêndoa deve ser ignorado: é importante estabelecer conexões novas e positivas no cérebro. Os afetados enfrentam gradualmente o gatilho do medo ou diretamente com a pior situação possível para eles. “Cada paciente pode decidir isso por si mesmo”, diz Molzen.

É concebível, por exemplo, começar com uma imagem e então tatear através dos animais mortos até um espécime vivo. Junto com a terapeuta, os pacientes se confrontam com o gatilho do medo. Se eles perceberem que seu medo diminui após 10 a 15 minutos e finalmente desaparece completamente, o cérebro tem uma experiência nova e positiva. A velha experiência negativa é “substituída”.

Conclusão: o medo aprendido pode ser esquecido novamente

É importante que as pessoas afetadas não demonstrem nenhum comportamento de segurança, mas realmente enfrentem o medo e o permitam. Aplicada corretamente, essa forma de terapia pode funcionar bem e muito rapidamente. Molzen enfatiza: “Se nosso cérebro aprende a ter medo, também pode aprender a não ter medo.”

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