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Os efeitos benéficos do farelo de aveia na saúde

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Os efeitos benéficos do farelo de aveia na saúde

Os superalimentos são alimentos que têm propriedades positivas para a saúde devido a uma combinação especial de nutrientes. No entanto, há um porém: geralmente são produtos importados. Valeria a pena explorar o que é oferecido em casa. E não (apenas) para apoiar produtos regionais. É certo que o farelo de aveia não soa tão sexy quanto quinoa, goji e companhia – mas pode fazer pelo menos o mesmo pela saúde.

O que se tornou um desjejum com flocos de aveia também pode ser cozido com farelo de aveia. Para um mingau alternativo, simplesmente ferva 25 gramas de farelo de aveia, ou seja, cerca de duas colheres de sopa bem cheias, em cerca de 150 ml de leite. Obviamente, isto também é possível com a variante vegana, isto é, com aveia, soja ou bebida de amêndoa ou com água. Leve tudo para ferver brevemente e cozinhe por cinco minutos, mexendo ocasionalmente. Depois, dependendo do seu gosto, adoce suavemente com mel ou frutas frescas. Você também pode misturar farelo de aveia em uma massa, por exemplo, para bolos ou pãezinhos, e assar – quase não há limites para sua imaginação. Também há ideias de receitas no Instagram.

A aveia há muito se estabeleceu como um alimento saudável devido às suas propriedades positivas. Preparados como mingaus, por exemplo, fornecem cargas de vitaminas B e aminoácidos, ácido fólico e minerais como magnésio e zinco. Além disso, a aveia auxilia na digestão de uma maneira deliciosa. Tantas propriedades boas que ainda podem ser superadas: do bom e velho farelo de aveia.

O que exatamente é farelo de aveia?

O farelo de aveia se parece um pouco com a farinha e sua nota levemente de nozes difere no sabor dos flocos de aveia. Aqueles são feitos do grão de aveia inteiro, enquanto o farelo de aveia consiste em suas camadas externas e na muda. E é exatamente aí que as vitaminas, minerais e outros nutrientes estão em concentrações particularmente altas.

Farelo de aveis – Calorias e Fatos nutricionais

100 gramas de farelo de aveia contêm: 

  • Calorias: cerca de 350 calorias
  • Proteína: cerca de 15 gramas
  • Carboidratos: cerca de 50 gramas
  • Fibra dietética: aproximadamente 18 gramas
  • Gordura: aproximadamente 7 gramas

Para efeito de comparação: a aveia tem cerca de 370 calorias, 13 gramas de proteína, 63 gramas de carboidratos e 10 gramas de fibra. Isso significa: o farelo de aveia contém mais proteínas valiosas, que o corpo necessita para todos os processos celulares e para a manutenção e desenvolvimento dos músculos, mais fibras e ao mesmo tempo um pouco menos carboidratos.

Além disso, existem muitos outros ingredientes valiosos no farelo, como:

  • Vitamina B1, B2 e B5
  • Ácido fólico
  • manganês
  • Magnésio
  • Selene
  • zinco
  • Para exigir

O ingrediente milagroso beta-glucano

Como já mencionado, o farelo de aveia tem uma vantagem decisiva sobre a farinha de aveia: muito mais fibra. E há um tipo disso, os beta-glucanos, que os cientistas consideram particularmente interessante. “Estas são as fibras solúveis mais pesquisadas”, explica o ecotrofologista de Munique, Professor Nicolai Worm,  em uma entrevista ao FITBOOK. Por último, mas não menos importante, ele o recomenda para pessoas que desejam perder peso.

Uma das muitas propriedades positivas é que essas fibras solúveis ligam as toxinas, que são simplesmente excretadas novamente antes que possam ter um efeito prejudicial à saúde. Além disso, eles servem como alimento para as bactérias no intestino , que sustentam uma flora intestinal saudável. Eles se combinam com a bile rica em colesterol e, portanto, causam um aumento na excreção de colesterol do corpo. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) também confirma que tem um efeito positivo nos níveis de colesterol .

Perca peso com beta-glucanos

A fibra solúvel absorve a água do trato gastrointestinal, o que aumenta muitas vezes o volume da polpa gástrica. Isso causa uma sensação maior de saciedade, o que já pode ajudar no emagrecimento. Segundo o professor Worm, o fato de alimentos como o farelo de aveia, que contém beta-glucanos, saciarem mais do que os produtos de centeio, por exemplo, se deve ao fato de a fibra solúvel acima citada ser fermentada em ácidos graxos de cadeia curta no trato digestivo. E estes estimulam a liberação de hormônios de saciedade.

“O beta-glucano evita um aumento problemático nos níveis de açúcar no sangue”, explica o professor Worm. Se o açúcar for absorvido lentamente pelo sangue, a reação da insulina é mais saudável, razão pela qual o farelo de aveia também é considerado adequado para diabéticos. Além disso, de acordo com o especialista, isso evita a compulsão por comida.

Quanto farelo de aveia por dia é o ideal?

Apenas três gramas de beta-glucano por dia devem ser suficientes para fazer algo no nível de colesterol. Você pode conseguir isso com 40 gramas de farelo de aveia, cerca de quatro colheres de sopa. O professor Worm alerta contra preparações de farelo de aveia que contêm açúcar. Portanto, é melhor comprar farelo de aveia de qualidade orgânica (puro!). A coisa mais fácil a fazer é comer farelo de aveia cru. Você pode, por exemplo, polvilhar sobre o muesli e misturá-los ao iogurte ou smoothie. Aqueles que ainda acham que isso consome muito tempo também podem tomar beta-glucano como um suplemento dietético.

Prepare farelo de aveia como mingau

O que se tornou um desjejum com flocos de aveia também pode ser cozido com farelo de aveia. Para um mingau alternativo, simplesmente ferva 25 gramas de farelo de aveia, ou seja, cerca de duas colheres de sopa bem cheias, em cerca de 150 mililitros de leite. Obviamente, isto também é possível com a variante vegana, isto é, com aveia, soja ou bebida de amêndoa ou com água. Leve tudo para ferver brevemente e cozinhe por cinco minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida, dependendo do seu gosto, adoce suavemente com mel ou frutas frescas. Você também pode misturar farelo de aveia em uma massa, por exemplo, para bolos ou pãezinhos, e assar – quase não há limites para sua imaginação. Também há ideias de receitas no Instagram.

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