Os atletas devem prestar atenção com alimentos ácidos ?

Existe um chamado equilíbrio ácido-básico no corpo. Algumas áreas do corpo, como o estômago, precisam ser extremamente ácidas para funcionar corretamente. Existe um valor de pH de aproximadamente 1-3 no estômago, este baixo valor de pH garante que o estômago pode realizar suas tarefas adequadamente, como decompor alimentos e matar bactérias! Um valor de pH de 7 é considerado neutro, tudo abaixo é ácido e tudo acima é básico ou alcalino. 

O valor de pH está na faixa de 0-14, ou seja, de extremamente ácido a extremamente alcalino. Embora o estômago precise estar muito azedo para fazer seu trabalho, o oposto é verdadeiro para o intestino delgado. O intestino delgado é responsável pela absorção dos nutrientes, o valor do pH do intestino delgado está claramente na faixa básica com cerca de 8! 

O sangue tem o valor de pH mais estável, sempre na faixa de 7,35 – 7,45. O excesso de ácidos no sangue é removido pelo corpo usando seus próprios mecanismos de controle. Se isso não acontecesse, em um período muito curto de tempo, às vezes poderia ocorrer acidose fatal (excesso de acidificação do sangue) ou alcalose (valor de pH muito alto na faixa básica). Um valor de pH de 7,7 já é fatal, portanto, no caso de uma dieta muito ácida, o corpo não tem escolha a não ser usar seus próprios mecanismos reguladores para manter o sangue em uma faixa estável! então, em muito pouco tempo, ocorreria uma acidose (excesso de acidificação do sangue) ou alcalose (um valor de pH muito alto na faixa básica). 

Um valor de pH de 7,7 já é fatal, portanto, no caso de uma dieta muito ácida, o corpo não tem escolha a não ser usar seus próprios mecanismos reguladores para manter o sangue em uma faixa estável! então, em muito pouco tempo, poderia ocorrer acidose (excesso de acidificação do sangue) ou alcalose (valor de pH muito alto na faixa básica). Um valor de pH de 7,7 já é fatal, portanto, no caso de uma dieta muito ácida, o corpo não tem escolha a não ser usar seus próprios mecanismos reguladores para manter o sangue em uma faixa estável! 

Proteção contra a acidez – os próprios mecanismos reguladores do corpo

Para contrariar a acidificação, o corpo lança mão de alguns métodos altamente eficientes, que, no entanto, só funcionam bem até “o barril transbordar”! A respiração é um dos mecanismos; dependendo do pH do sangue no corpo, ele tende a respirar muito superficialmente ou muito profundamente. A hiperventilação rápida pode por vezes ser muito perigosa (alcalose – sensação de formigueiro no corpo, tonturas, etc.) e levar ao desmaio, o que mostra a enorme influência da respiração nesta regulação! Muitas outras substâncias no corpo que ocorrem no metabolismo e na produção de hormônios estão constantemente tentando manter o corpo em equilíbrio!

Causas de acidificação

O corpo tem mecanismos de controle excelentes e muito fortes, mas estes também têm uma capacidade limitada. Devido ao nosso estilo de vida agitado, nossa respiração superficial, estresse, pressão, medo, etc., a recuperação é boicotada no lado psicológico, o que causa muitos hormônios do estresse que têm um efeito muito ácido no corpo. Por outro lado, muitas pessoas hoje consomem cada vez mais carne, açúcar e menos vegetais; além do componente psicológico, a dieta contribui significativamente para a superacidificação do corpo.

A acidificação, ou seja, um desequilíbrio no equilíbrio ácido-base, é geralmente o resultado de uma combinação de um estilo de vida pouco saudável (estresse, falta de exercícios) em conexão com hábitos alimentares pouco saudáveis, ou seja, consumo muito frequente de alimentos que formam ácidos, como café, Álcool, Nicotina, Doces, Massas, Carnes, Salsichas e Ovos. 

Dieta à base de ácido
BásicoAzedoNeutro
Frutas, saladas, vegetais, batatas, ervas, sucos de frutas, sucos de vegetais, frutas secas, soja, água sem gás, lentilhas, leitelho, soro de leite, queijo, azeitonas, amêndoasCarne, salsicha, ovos, peixe, café, álcool, bolo, chocolate, alcachofras, produtos de farinha branca, frutos do mar, queijo cottage, queijo cottage, macarrão, arroz, milho, doces, refrigerantes, frutas enlatadas, couve de Bruxelas, geléia, margarina , adoçanteProdutos de grãos inteiros, flocos de aveia, avelãs, iogurte, kefir, óleos prensados ​​a frio (por exemplo, óleo de cártamo, óleo de linhaça, azeite), tofu, sementes de girassol, espelta, leite fresco, trigo sarraceno, painço, manteiga

As consequências e sintomas da hiperacidez

Se o corpo não é mais capaz de lidar com o fornecimento de ácido, ele gradualmente se torna mais e mais ácido, o que se manifesta em um aumento da suscetibilidade a infecções, mau humor, cansaço, nervosismo, mal-estar geral, falta de motivação, fraqueza, músculos e problemas nas articulações Doenças hipertensão, derrame e ataque cardíaco podem mostrar!

Uma vez que nenhum ácido pode ser armazenado no corpo, eles devem ser neutralizados de antemão. Para fazer isso, no entanto, o corpo precisa de minerais básicos como cálcio, magnésio, potássio e / ou ferro.

Se sua dieta não contém minerais básicos suficientes, o corpo inevitavelmente não tem escolha a não ser “explorar demais” seu próprio corpo. Ele tira os minerais básicos dos ossos, dentes, etc. para neutralizar os ácidos. Se esta condição persistir por muito tempo, também pode levar a doenças graves como osteoporose, reumatismo, artrose e artrite!

Os ácidos neutralizados no corpo são chamados de escórias. Esses resíduos são armazenados temporariamente no tecido conjuntivo devido à grande quantidade que sobrecarrega o metabolismo. Isso pode ser visto na pele enrugada e flácida (rugas, celulite), e bolsas sob os olhos também podem ser um sinal de aumento da acidez se o corpo não dormir o suficiente durante a noite e, portanto, tiver tempo para se regenerar!

Acidificação e o efeito no esporte

Para você, como atleta, evitar o excesso de acidificação é absolutamente importante para se manter saudável e atingir um alto nível de desempenho! Uma dieta muito rica em proteínas também pode contribuir para a hiperacidez. Em vez de ficar sem proteína ou deixar de fazer um treinamento estressante, você deve certificar-se de seguir nossas estratégias de prevenção de hiperacidez mencionadas abaixo.

Se você não prestar atenção à acidificação como atleta, ela pode levar ao overtraining muito mais rapidamente. Além disso, você não terá tanta força e seu desempenho não será tão alto. 

Um equilíbrio ácido-base equilibrado garante que você se sinta fresco e vital. Com essa sensação você treina muito melhor do que quando se sente esgotado e cansado!

O teste ácido-básico para o lar

Um autoteste também pode ser usado para determinar o equilíbrio ácido-base de maneira conveniente e econômica em casa. Aqui, o valor do pH é determinado pela urina. Usando tiras de teste especiais (papel indicador), você pode determinar facilmente seu próprio valor em segundos. Recomendamos medir o valor do pH da urina quatro vezes ao dia durante 7 dias. 

Nota:
Uma vez que os valores de pH na urina estão sujeitos a flutuações diárias (por exemplo, devido à excitação, estresse, esforço físico), recomendamos a determinação de quatro valores individuais:

  • De manhã antes do café da manhã
  • Antes do almoço
  • Antes do jantar
  • Antes de ir para a cama

Anote os valores e compare-os com os valores alvo em nossa tabela.

É ideal se os valores medidos estiverem sujeitos a flutuações ao longo do dia (consulte a tabela). Os valores de pH medidos de manhã, em particular, devem ser ácidos (entre 5,5 e 6,5). No decorrer do dia, entretanto, eles devem às vezes atingir valores de pH acima de 7.

Possíveis exemplos de como evitar hiperacidez

A acidificação dificilmente pode ser evitada na sociedade atual, especialmente como atleta de força e fisiculturista com alto consumo de proteínas. Mas você pode muito bem fortalecer o lado oposto básico para que o resultado final seja que não haja saldo negativo!

Exemplo # 1
Muitos vegetais, frutas e saladas verdes

Como um atleta de força ou fisiculturista, você deve consumir muitos vegetais, frutas e saladas. Eles não só fornecem ingredientes saudáveis ​​que são muito importantes para o metabolismo das proteínas, mas também minerais básicos. Os vegetais verdes, como pepino ou espinafre, são particularmente populares. Por isso, não deve encontrar apenas carne no seu prato, mas também pelo menos uma porção dupla de fruta ou, melhor ainda, vegetais! Os vegetais e frutas são muito ricos em minerais. As saladas dificilmente contêm minerais, mas clorofila básica! É importante que você evite açúcar e farinha branca, tanto quanto possível. Esses dois nutrientes fornecem níveis extremamente altos de carboidratos desfavoráveis ​​sem fornecer minerais ao mesmo tempo.

Exemplo No. 2

Suplementos básicos

Recomendamos um estilo de vida saudável, bem como uma dieta equilibrada e variada, que pode complementar com suplementos alimentares, tais como os nossos minerais básicos, se necessário .

Banho de base:
Muitos atletas de competição usam o banho de base regenerador em conjunto com o aminoácido L-glutamina, mesmo após unidades de treinamento intensivo, que é tomado em uma dosagem de cerca de 10g pouco antes do banho de base de 15-20 minutos.

Exemplo # 3
Prática de meditação diária

Parece muito do Extremo Oriente, mas aos nossos olhos não é nada espetacular ou místico, a meditação respiratória diária. A meditação tem um efeito muito mais relaxante em todo o sistema nervoso e na respiração do que caminhadas, corridas ou outros “processos ativos”. A meditação ajuda a alcançar mais paz interior e reduz efetivamente o nível do hormônio do estresse a longo prazo, se praticada diariamente. Mais e mais médicos estão reconhecendo o valor da meditação e a recomendam como um oponente à vida estressante. Recomendamos meditar por 30 minutos por dia. Para meditar com eficácia, simplesmente deite-se ou sente-se confortavelmente. Agora, tudo o que você precisa fazer por 30 minutos é respirar profundamente e observar. Sempre que os pensamentos surgirem, deixe-os continuar como uma nuvem, sem segui-los!

Balanço ácido-base resumido

Agora você sabe como funciona o equilíbrio ácido-base e em que circunstâncias ele se confunde. Você não precisa se tornar um vegetariano absoluto ou se preocupar em medir constantemente o valor do pH. Esta medida é usada apenas por defensores absolutos do método, mas não foi provado que uma pequena hiperacidez tenha grandes desvantagens para o corpo! No entanto, é aconselhável e também lógico que você alcance um equilíbrio saudável entre a ingestão elevada de ácido (carne, grãos, álcool, etc.) e a ingestão de minerais para ficar o mais saudável e vital possível! Nossas estratégias acima não ocupam muitos recursos, são muito fáceis e eficazes de implementar e o resultado é que elas formam uma relação uso / desempenho perfeita para o equilíbrio ácido-base!

Se você tiver alguma dúvida sobre o equilíbrio ácido-base, nutrição, treinamento ou nossos suplementos, ficaremos felizes em ajudá-lo e aconselhá-lo a qualquer momento!

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