HIIT não é bom apenas para o corpo, mas também para a sua memória

O fato de o movimento ser bom para a memória humana não é em si uma “notícia de última hora”. Mas os fãs do fitness devem estar atentos: de acordo com a ciência, os treinos HIIT em particular devem melhorar o desempenho da memória. Ainda mais quando eles são combinados com exercícios de corrida cerebral.

Recupere sua memória com o treinamento intervalado? Isto não deve interessar apenas aos jovens, mas sobretudo aos atuais e futuros idosos. Em última análise, formas de demência, como a doença de Alzheimer, estão se tornando cada vez mais uma doença generalizada, o que torna a prevenção precoce ainda mais importante. Razão suficiente para examinar mais de perto o que a ciência tem a dizer sobre o treinamento HIIT para melhorar a memória. 

Como foi o estudo HIIT?

Cientistas da Canadian McMaster University investigaram até que ponto o exercício físico pode melhorar a memória. Sua escolha de treino caiu no HIIT, ou seja , treinamento intervalado de alta intensidade . Afinal, pode-se esperar estímulos de treinamento particularmente rápidos e pronunciados com HIIT, de acordo com a Prof. Jennifer Heisz, chefe do estudo.

Um total de 95 sujeitos de teste puderam ser ganhos para o estudo, que tinham em comum o fato de nunca terem praticado nenhum esporte antes. Os participantes do estudo foram divididos em três grupos. Os primeiros dois grupos tiveram que subir no ergômetro três vezes por semana para um treino HIIT de 20 minutos . Com a diferença de que o segundo grupo fez 20 minutos adicionais de exercícios de memória. O terceiro grupo serviu como grupo de controle e só tinha a “tarefa” de não mudar nada em seu estilo de vida.

Memória significativamente melhorada em praticantes de HIIT

Antes do início do estudo, os indivíduos foram examinados em termos de aptidão e desempenho de memória. Além disso, seu nível de BDNF foi testado (BDNF significa  fator neurotrófico derivado do cérebro e é uma proteína que está relacionada ao crescimento e funcionamento das células cerebrais). Após seis semanas, os indivíduos foram examinados novamente. Verificou-se que os grupos 1 e 2 tiveram um desempenho consideravelmente melhor nos testes de memória em alguns casos.about:blank

Os testes eram chamados  de tarefas de memória de alta interferência, nas quais era preciso memorizar faces semelhantes e depois diferenciá-las umas das outras. E o desempenho da memória (também em termos de valor de BDNF) aumentou tanto mais claramente quanto mais os valores de aptidão melhoraram ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, o aumento da memória foi, de maneira geral, maior no grupo 2 – ou seja, no grupo que fez exercícios de memória além do treinamento físico.

Os hormônios do estresse inibem a melhora da memória

Aliás, também houve exceções nos grupos 1 e 2, ou seja, pessoas cujo desempenho de memória não foi comprovadamente melhorado. Aqui, os cientistas acreditam que as pessoas afetadas simplesmente não foram feitas para os treinos HIIT. De tal forma que a parte atlética da investigação levou à liberação de hormônios do estresse nessas cobaias – que são sabidamente mais um obstáculo do que uma ajuda para o nosso cérebro. O hormônio bloqueia uma possível melhora na memória durante o treino HIIT.

É por isso que a professora Heisz e seus colegas estão planejando um estudo de acompanhamento que também levará em consideração formas de treinamento menos intensivas.

Combate o esquecimento na velhice

De acordo com o Prof. Heisz, as descobertas são importantes porque o desempenho da memória no estudo melhorou após um período tão curto. Além disso, os sujeitos do teste – principalmente do grupo 2 – apresentaram melhor desempenho mesmo nos exercícios de memória que não fizeram parte do treinamento. A tarefa agora é descobrir em que medida os resultados também podem ajudar os idosos na luta contra o esquecimento patológico e relacionado com a idade.

Dicas de treinamento dos autores do estudo

Para o New York Times , o Prof. Heisz deu a todos os leitores uma dica de como eles podem usar as descobertas do estudo para o próximo treino: “Eu sugeriria memorizar os detalhes de uma imagem ou paisagem.”

Então, basta tirar a foto mais bonita do seu ente querido antes da próxima sessão de treinamento e mergulhar em todos os seus detalhes emocionantes. Sua memória só pode se beneficiar do treinamento HIIT acoplado.

HIIT como uma arma anti-envelhecimento

No entanto, o treinamento HIIT pode não apenas melhorar a memória e, portanto, neutralizar o envelhecimento mental, mas também travar o declínio físico. De acordo com um estudo de 2019, o treinamento HIIT mantém as células jovens, como os pesquisadores foram capazes de determinar examinando as extremidades dos cromossomos – os chamados telômeros – de seus objetos de teste. Os telômeros são as capas protetoras de nossas células que encurtam à medida que envelhecemos. Os telômeros curtos estão associados a uma ampla variedade de doenças do envelhecimento.

No estudo, 124 sujeitos foram divididos em quatro grupos: um grupo de corrida, um grupo HIIT, um grupo de treinamento de força (assistido por máquina) e um grupo de controle que não praticava exercícios. Durante seis meses, os sujeitos tiveram que treinar três vezes por semana durante 45 minutos. Os resultados mostraram que o comprimento do telômero não mudou em indivíduos no grupo de treinamento de força e no grupo controle, enquanto em indivíduos nos grupos de corrida e HIIT, a atividade da telomerase aumentou duas vezes. Mais um motivo para integrar o treinamento intervalado em seu programa diário de esportes. 2

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