É possível perder peso com uma dieta radical?

Dieta radical: insalubre ou não?

Dieta intensiva significa perder muito peso no menor tempo possível , razão pela qual costuma ser chamada de “insalubre”. Mas são realmente ou as dietas radicais a solução definitiva quando se trata de queimar gordura rapidamente? Esclarecemos!

As dietas radicais em geral não têm uma boa reputação. Perder o máximo de peso corporal possível em um período relativamente curto de tempo não pode ser saudável, pode? Os sintomas de uma dieta radical variam desde o efeito ioiô até o metabolismo mal-humorado, razão pela qual a dieta é interrompida muito cedo na maioria dos casos. No entanto, as dietas radicais persistem. Talvez também porque sejam possivelmente melhores do que sua reputação.

O que realmente é uma dieta radical?

As dietas radicais são aquelas associadas a um déficit calórico muito alto . Muitas vezes , as dietas radicais são realizadas em um período muito curto de algumas semanas, a fim de reduzir radicalmente o peso.

Devido ao fato de que uma dieta radical se esforça para obter o maior déficit calórico possível, as dietas radicais ganharam má reputação nos últimos anos. O fato de muitos usuários não entenderem o nome de “dieta radical” e estarem sujeitos ao clássico efeito ioiô é geralmente devido ao fato de comerem muito pouco.

As dietas radicais não são dietas de fome em que você só pode comer pão e água. Se você comer muito pouco durante uma dieta radical, interromper a dieta é inevitável. Então, é compreensível que muitos usuários considerem a dieta radical sem sentido e não atribuam qualquer importância a ela.

Devido ao pressuposto de que você (quase) não tem permissão para comer durante uma dieta radical, a dieta compreensivelmente ganhou uma má reputação. Agora você pode descobrir se essa reputação é justificada e as vantagens e desvantagens das dietas radicais.

Quais são as desvantagens da dieta?

À primeira vista, as dietas radicais parecem ter apenas desvantagens. Você quase não tem permissão para comer nada e também deve ser produtivo com um mínimo de calorias e fazer exercícios com a maior regularidade possível para acelerar a queima de gordura.

Não é nenhum segredo que as dietas exigem uma certa dose de autodisciplina. Porque: Basicamente, apenas aqueles que seguem as recomendações dadas e não querem se exceder diariamente em termos de déficit calórico podem resistir. Mas quais são exatamente as desvantagens de uma dieta radical?

1. Dietas radicais sempre terminam com um efeito ioiô

O fato de que dietas radicais sempre terminam com um efeito ioiô e que você começa uma verdadeira compulsão alimentar depois de um certo período de tempo são valores empíricos que ainda persistem. O fato é: um efeito ioiô é bem possível , mas pode ser evitado se você seguir a dieta radical de maneira adequada.

Muitos usuários acham difícil dizer adeus aos seus maus hábitos recorrendo repetidamente a alimentos não saudáveis ​​durante a dieta, em vez de mudar seus hábitos alimentares e mantê-los permanentemente.

Carboidratos simples na forma de

  • Farinha branca (pão, pãezinhos, bolos, biscoitos),
  • Doces,
  • Refrigerantes,
  • Produtos finalizados,
  • Comida rápida,

muitas vezes assumem o controle durante uma dieta radical para satisfazer os desejos crescentes. Devido à flutuação do nível de insulina, no entanto, esses alimentos desencadeiam repetidamente o desejo por comida, o que pode levar ao efeito ioiô de uma dieta radical mais rapidamente.

O risco de um efeito ioiô é realmente muito alto durante uma dieta radical, mas o risco pode resultar

  • uma mudança nos hábitos alimentares,
  • adotando novos hábitos alimentares,
  • evitando desejos por comida,

ser minimizado.

2. Dietas radicais promovem a destruição muscular

Não é nenhum segredo que as dietas radicais costumam ser acompanhadas de perda muscular. Porque: O corpo precisa de energia que não obtém devido à ingestão reduzida de alimentos. Ele só tem uma opção aqui: ele precisa urgentemente economizar energia, o que por sua vez é perceptível em uma maior perda muscular.

Quanto maior o déficit de nutrientes durante uma dieta radical, maior o risco de perda de massa muscular . O treinamento de força equilibrado e uma ingestão adequada de macro e micronutrientes podem ajudar a manter a massa muscular durante uma dieta radical.

3. Dietas radicais te dão nos nervos

Qualquer pessoa que já fez dieta sabe como pode ser estressante. Principalmente quando o déficit calórico é grande. Então, há um alto risco de, mais cedo ou mais tarde, você recorrer a algo não saudável para compensar o déficit de nutrientes existente.

Para manter uma dieta radical por tempo suficiente para realmente atingir o objetivo desejado, não faz sentido comer o mínimo possível. Em vez disso, você deve tentar manter seus desejos por alimentos não saudáveis ​​sob controle usando shakes de proteína entre eles. Os shakes de proteína mantêm você saciado por um longo tempo e também mantêm seu nível de insulina constante.

4. Dietas radicais afetam o equilíbrio hormonal

O fato de que dietas radicais podem atrapalhar ou até mesmo prejudicar o equilíbrio hormonal é um dos motivos mais comuns que falam contra uma dieta radical. É verdade que dietas radicais podem levar à perda muscular e desequilíbrio hormonal, mas isso só acontece quando

  • o déficit calórico persiste por um longo período de tempo ou
  • o corpo é severamente deficiente em nutrientes essenciais.

5. Dietas radicais criam fadiga e mau humor

As dietas radicais têm efeitos negativos não apenas no nível físico, mas também no psicológico. Qualquer pessoa que já experimentou uma dieta (radical) conhece a sensação de estar de mau humor e constantemente cansado. Ocasionalmente você pode

  • Apatia,
  • Problemas de concentração,
  • Distúrbios do sono,
  • exaustão

adicionado. Quanto maior o déficit calórico de uma dieta radical, mais fortes são os sintomas.

Quais são as vantagens das dietas radicais?

Em primeiro lugar, as dietas radicais têm muitas desvantagens. Mesmo que pareçam predominar à primeira vista, ainda há uma série de vantagens que incentivam a implementação de uma dieta radical.

1. Dietas radicais trazem a você sucesso rápido na perda de peso

Muitas pessoas – e talvez você seja uma delas – querem perder peso. E de preferência no menor tempo possível para modelar a figura da praia, para encaixar no seu vestido preferido ou para participar de uma competição.

Os fisiculturistas em particular muitas vezes têm o problema de que o tempo de preparação é muito curto – mas a porcentagem de gordura corporal ainda é muito alta. Dietas radicais podem ser uma vantagem aqui para reduzir a gordura corporal no menor tempo possível e atingir o objetivo desejado.

2. As dietas radicais são rápidas e fáceis

Enquanto outras dietas costumam durar semanas, as dietas radicais têm vida curta . Isso é particularmente benéfico para os fisiculturistas que interrompem a fase de massa com uma fase de definição. As dietas radicais curtas não devem apenas contribuir para uma melhor queima de gordura – também podem ter um efeito positivo na construção muscular.

3. Dietas radicais dificilmente afetam o metabolismo

Mesmo que as dietas radicais geralmente tenham vida curta e a ingestão de calorias seja bastante reduzida, as dietas radicais dificilmente afetam o metabolismo . O metabolismo leva um certo tempo para se adaptar.

Como realizar adequadamente uma dieta radical

Dietas radicais podem ficar muito ruins se você não as fizer corretamente. Como você pode ver, as dietas radicais têm algumas vantagens, mas também muitas desvantagens, e é por isso que você deve avaliar cuidadosamente com antecedência se uma dieta radical é mesmo uma opção para você.

Basicamente, é sempre aconselhável seguir a dieta por um longo período de tempo para evitar ânsias de comida e um efeito ioiô. Mesmo que as dietas radicais sejam acompanhadas por um déficit calórico drástico, você não deve economizar mais de 700 kcal por dia .

Para um homem, isso significaria consumir apenas 1.300 kcal por dia, em vez de cerca de 2.000 kcal. Com uma ingestão média de 1.500 kcal, as mulheres seriam 800 kcal. Existem pessoas que consomem apenas cerca de 800 kcal por dia durante uma dieta radical. Aqui, é claro, o risco de sintomas de deficiência é muito alto.

Apesar de tudo isso, a contagem de calorias está na ordem do dia em uma dieta radical. Se você seguir as dicas a seguir, a dieta radical não lhe causará muitos problemas e o levará com segurança ao seu objetivo.

1. Coma mais proteína!

Durante uma dieta radical, você deve se certificar de que está ingerindo proteína suficiente . Especialmente se você pratica esportes e deseja construir ou manter os músculos. A proteína é o macronutriente mais importante para seus músculos e seu equilíbrio hormonal – caso contrário, você corre o risco de perder músculos durante uma dieta radical.

Além disso, a proteína estabiliza seu nível de insulina e pode, portanto, prevenir a compulsão por comida se você fizer uma dieta baixa em carboidratos e, ao mesmo tempo, preferir carboidratos complexos. 2 a 2,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal são ideais nesse aspecto.

Minha dica para desejos por comida:

“Além da proteína, o oligoelemento cromo ajuda a manter o nível de insulina constantemente baixo. Você também pode usar a fibra glucomanan, que garante uma sensação de saciedade mais duradoura. Com essa combinação, os desejos por comida não têm chance, apesar das baixas calorias ingestão! “

2. Coma muitos vegetais crus

O consumo de frutas e vegetais – de preferência crus – é essencial durante uma dieta radical para que sejam fornecidos com micronutrientes. Assim que eles faltarem, pode acontecer que o corpo mude para o modo econômico durante a dieta e use as próprias reservas de proteína do corpo como fonte alternativa de energia. Em combinação com proteína suficiente , frutas e vegetais são a melhor prevenção contra os sintomas de deficiência e perda muscular relacionada à dieta.

Com os tipos de frutas, no entanto, você deve ter o cuidado de consumir o mínimo de calorias possível. As frutas vermelhas, como mirtilos, framboesas, amoras ou groselhas, são a melhor escolha aqui.

3. Coma gorduras saudáveis

A gordura é o enchimento ideal – se você não consumir muito. Infelizmente, as gorduras saudáveis ​​costumam ser pouco ou nenhum consumo em muitas dietas – muitas vezes por medo de que as gorduras possam contribuir para o ganho de peso.

As gorduras saudáveis ​​devem definitivamente fazer parte de uma dieta radical para contribuir para a saciedade e para melhorar e manter o desempenho cognitivo e físico. As melhores gorduras saudáveis ​​incluem:

  • nozes
  • Abacate
  • Ácidos graxos ômega-3 (peixes)

4. Treine seus músculos!

Mesmo se você achar difícil treinar durante a dieta radical, ainda assim não deve ignorá-la. Por exemplo, se você não tiver força, você pode

  • reduzir a quantidade de treinamento (por exemplo, usando menos séries ou repetições),
  • pare antes da falha muscular,
  • reduza a intensidade.

Três a quatro unidades de treinamento devem ser o máximo durante uma dieta radical para evitar a sobrecarga e o supertreinamento associado.

5. Mantenha a dieta radical o mais curta possível

Quanto mais você seguir a dieta radical, mais extenuante ela será. Portanto, a dieta não deve durar mais do que quatro semanas . Nesse ínterim, para fornecer ao corpo nutrientes suficientes e evitar uma queda no desempenho, você também pode interromper a dieta radical com o chamado Dia da Cheat . Dias de trapaça são dias de carregamento em que você pode aumentar sua ingestão de calorias para reabastecer suas reservas de energia

Conclusão

As dietas radicais são uma ótima maneira de reduzir a gordura corporal em um período de tempo relativamente curto. Desde que não negligencie o treino e assegure-se de que ingere proteínas de forma suficiente. No entanto, a dieta radical também traz o risco de você entrar em overtraining ou perder massa muscular devido ao baixo suprimento de energia. Nesse ínterim, um dia de trapaça pode, por exemplo, ajudar a superar a dieta radical.

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