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Dores corporais: definição, causas, sintomas e soluções

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Dores corporais: definição, causas, sintomas e soluções

Dores: definição

As dores correspondem a uma lesão muscular, classificada como tipo 1. São definidas como dores musculares associadas ao exercício, mais precisamente ao exercício excessivo e incomum.

Eles aparecem com mais frequência quando o exercício tem um componente excêntrico.

O exercício excêntrico é um exercício em que os músculos se contraem durante a posição deitada. É o caso da corrida, principalmente em declives, no treinamento com pesos ou durante os exercícios pliométricos.

A dor sentida com dores no corpo pode variar de uma leve rigidez muscular, que desaparece rapidamente com as atividades diárias, até uma dor muito forte que restringe os movimentos diários.

As dores aparecem dentro de 24 a 48 horas após o exercício intenso e podem durar até uma semana.

Às vezes, eles também podem estar presentes durante uma infecção viral, na maioria das vezes com febre.

Os músculos mais rígidos são as panturrilhas, coxas, glúteos, costas, abdominais, peitorais, bíceps, tríceps ou pescoço.

Sintomas de dor muscular

Classicamente, as dores no corpo se manifestam pelos seguintes sintomas:

  • Dor muscular difusa que se desenvolve 24 a 48 horas após a realização de exercícios incomuns ou extenuantes.
  • Rigidez muscular que pode limitar o movimento.
  • Sensibilidade muscular à palpação.
  • Perda de força muscular
  • Inchaço de grupos musculares doloridos.
  • Dor geralmente aliviada por atividade física leve e calor.

Este tipo de dor muscular não deve ser confundida com uma dor aguda e repentina, que você pode sentir durante o exercício, como uma lesão (ruptura ou entorse muscular).

Por que temos dores?

As causas mais comuns de dor muscular são:

  • Contrações “excêntricas” repetidas e incomuns dos músculos.
  • Componente genético. Embora todos sofram de dores musculares, sua aparência e intensidade variam muito de pessoa para pessoa.
  • Desidratação, que piora as dores musculares.
  • Qualquer tipo de estresse incomum: choques, muita massagem, febre, alongamento muito forte …

Várias teorias foram propostas para explicar a origem da dor associada a dores musculares, incluindo: ácido láctico, espasmos musculares, danos ao tecido conjuntivo, danos musculares, inflamação, teorias de vazamento de enzimas.

Quanto tempo dura a dor muscular?

A duração das dores varia muito de um indivíduo para outro. Depende do nível de treinamento do atleta e do grau de intensidade do exercício que o provocou.

No iniciante, as dores duram em média 5 a 7 dias.

Em atletas confirmados, eles podem se estender por 2 a 3 dias.

Quanto mais o atleta é treinado, menos provável que ele sofra de dores musculares.

Como aliviar dores?

Aqui estão 10 dicas para aliviar sua dor muscular e fazê-la desaparecer:

  1. Descanse para dar ao seu corpo tempo para se recuperar.
  2. Não tome medicamentos antiinflamatórios (AINEs), que podem interferir na recuperação.
  3. Adote uma alimentação saudável e balanceada, contendo alimentos saudáveis ​​e naturais.
  4. Beba 1,5 a 2 litros de água mineral para hidratação.
  5. Massageie as dores com um óleo essencial de gaultéria.
  6. Faça uma sessão de recuperação ativa de 20 minutos (caminhada, ciclismo, corrida lenta, natação).
  7. Tomar um banho quente.
  8. Pratique alongamentos suaves.
  9. Tome um analgésico natural, como açafrão, ômega 3 ou cafeína.
  10. Experimente outras técnicas como TENS, crioterapia ou compressão.

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