Como ler rótulos dos suplementos alimentares

Como leio o conteúdo da nutrição para exercícios corretamente?

Quem não conhece o rosto questionador e completamente desesperado ao ler um índice do produto selecionado? Freqüentemente, há muitas informações na embalagem dos suplementos dietéticos. Em muitos casos, no entanto, muitos deles não são necessários para nós e geralmente inconscientemente ignoramos aqueles que procuramos ou precisamos.

Informações gerais sobre rotulagem / rotulagem de nutrição esportiva

Você nunca deve comprar um alimento ou suplemento dietético que não contenha as informações importantes ou necessárias sobre o produto selecionado. A maioria dos produtos ou a embalagem do produto têm a obrigação de usar determinadas marcações e selos com base na legislação da UE! Obviamente, em muitos casos, outras informações não obrigatórias, mas voluntárias, estão anexadas à embalagem. Esses regulamentos são geralmente restritivos ou padronizados.

As informações deste produto devem estar em um rótulo de suplemento alimentar:

  • O fabricante é responsável pelo produto e o departamento de vendas para que você veja quem faz o produto e quem só vende.
  • A quantidade de preenchimento ou a quantidade de conteúdo
  • Recomendação de consumo
  • Informações nutricionais (calorias em Kcal e Kj, proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, sal, etc.)
  • Os ingredientes ou ingredientes do produto à sua escolha. Alérgenos são mostrados em negrito aqui
  • O prazo de validade (abreviação: prazo de validade) do produto
  • Notas sobre o armazenamento se isso afetar a data de validade!
  • Informações específicas do produto, como peso seco, peso escorrido, teor de gordura, etc. (Isso não se aplica a todos os produtos, mas apenas para aqueles especiais que a UE decidiu.)

Verifique os ingredientes da nutrição esportiva

Agora queremos fornecer a você um guia que desenvolvemos para ajudá-lo a ler as informações do produto / informações de conteúdo corretamente, para que você possa obter as informações que deseja com rapidez e precisão.

Etapa 1: proteínas

Proteínas, carboidratos e gorduras são macronutrientes. Esses nutrientes podem ser de particular interesse para os atletas (dependendo de sua dieta), por isso você deve dar uma olhada nessas informações de embalagem. Por exemplo, se você deseja construir músculos e aumentar a quantidade de proteína em sua dieta, fornecer proteína pode ser muito importante. Na maioria das embalagens, as proteínas – também conhecidas como claras de ovo – são indicadas não apenas por 100 gramas, mas também por porção.

Por exemplo, se você comprar uma proteína em pó (proteína de soro de leite, caseína ou proteína de arroz), você definitivamente deve verificar o conteúdo de proteína por porção (por batido). Uma comparação das informações da porção (bem como do teor de proteína por 100 gramas) pode valer a pena em todos os aspectos, a fim de encontrar um pó de proteína caracterizado por um alto teor de proteína. Por exemplo, um isolado de proteína de soro de leite contém mais proteína do que um concentrado de proteína de soro de leite, com uma proporção comparativamente menor de carboidratos e gordura.

Etapa 2: carboidratos

Os carboidratos pertencem ao grupo dos macronutrientes e são usados ​​principalmente como fonte de energia. Além das calorias e do teor de gordura e proteína, eles são declarados no rótulo, onde as informações da embalagem incluem a quantidade total de carboidratos por 100 gramas e o açúcar que contém. Isso pode significar diferentes açúcares, como açúcar de frutas, frutose, glicose, oligofrutose, maltose, dextrose, frutose, dextrose ou xarope de glicose. Esses tipos de açúcar são comparáveis ​​ao açúcar de mesa convencional e podem – se consumidos em excesso – contribuir para uma quantidade maior de calorias.

Semelhante ao conteúdo de proteína, também vale a pena comparar o conteúdo de carboidratos de diferentes fabricantes – isso é especialmente verdadeiro para a quantidade de açúcar em comparação com a quantidade total de carboidratos declarada na embalagem.

Etapa 3: verifique o teor de gordura

O conteúdo de gordura desempenha um papel não insignificante – especialmente se você deseja perder peso. Está indicado na embalagem por 100 gramas, podendo ser determinante para a quantidade total de calorias. Vários ingredientes podem ser considerados como ingredientes aqui, como gordura vegetal ou óleo vegetal.

A subdivisão dos diferentes tipos de gordura também deve ser de particular interesse para os atletas, pois o teor de gordura na embalagem é dividido em ácidos graxos saturados e insaturados. Quanto mais ácidos graxos insaturados houver em um produto, melhor será o produto, já que as gorduras saturadas são geralmente consideradas “não saudáveis”. As gorduras insaturadas são encontradas principalmente em óleos vegetais, como colza, azeite, coco ou óleo de linhaça, embora o corpo não possa produzir essas gorduras por conta própria.

Apesar disso, a proporção de ácidos graxos insaturados também não deve ser muito alta, pois a quantidade de calorias aumenta com o aumento do teor de gordura. Ao contrário dos ácidos graxos insaturados, os ácidos graxos saturados são encontrados principalmente em alimentos de origem animal e – se consumidos em excesso – podem contribuir para o ganho de peso.

Etapa 4: compare os micronutrientes

Os micronutrientes incluem vitaminas, minerais e oligoelementos, que – se estiverem contidos em um alimento ou suplemento dietético – devem ser declarados na embalagem. A quantidade de micronutrientes geralmente é dada por 100 gramas, por isso vale a pena comparar vários fabricantes para encontrar um produto com alto teor de nutrientes.

Etapa 5: compare os ingredientes por 100 gramas

Qualquer pessoa que tenha um objetivo muito especial como atleta deve comparar os ingredientes por 100 gramas. Isso se aplica não apenas aos macronutrientes, como carboidratos, gorduras e proteínas, mas também aos micronutrientes contidos em um alimento ou suplemento dietético. Freqüentemente, os ingredientes podem variar amplamente por 100 gramas, razão pela qual pode valer a pena comparar produtos diferentes. Desta forma, às vezes você pode obter um produto que não só tem uma melhor densidade de nutrientes por 100 gramas, mas também é mais barato.

A informação nutricional por 100 gramas pode ser de particular interesse para aqueles que atualmente seguem uma dieta e que têm que restringir severamente seu consumo de carboidratos e / ou gorduras.

Etapa 6: verifique se há alérgenos

Pessoas com alergia alimentar devem estar sempre atentas ao conteúdo da embalagem. As alergias alimentares não são mais incomuns, por isso os fabricantes são obrigados a indicar os ingredientes alergênicos separadamente na embalagem. Estes ingredientes são frequentemente fornecidos como informação adicional na embalagem, para que os fabricantes indiquem desta forma que o alimento ou suplemento dietético contido pode conter determinadas substâncias alergénicas.

Podem ser, por exemplo, frutos secos, soja, lactose (proteína do leite), frutose (açúcar de fruta) ou glúten (proteína de cola), que podem causar reacções alérgicas e problemas de saúde no caso de uma alergia correspondente.

Verifique a nutrição esportiva para qualidade e propriedades

Etapa 7: verifique a qualidade

Qualidade não é o mesmo que qualidade. A qualidade da nutrição esportiva geralmente varia muito, e é por isso que os consumidores devem prestar atenção às letras pequenas. A qualidade começa com o processamento, por exemplo, de que país vêm os ingredientes ou onde o produto foi feito. Isolados e hidrolisados ​​de proteína de soro de leite são considerados de qualidade particularmente alta porque o conteúdo de gordura e carboidrato foi quase completamente filtrado – especialmente se o pó de proteína foi obtido usando microfiltração de fluxo cruzado.

Este processo suave funciona sem agentes químicos, além de que a filtração ocorre em baixas temperaturas (prensagem a frio), razão pela qual os ingredientes naturais são quase totalmente preservados, o que por sua vez produz um pó protéico de alta qualidade.

Esta vantagem é particularmente apreciada por pessoas que são intolerantes à lactose e não toleram o açúcar do leite. Devido ao processamento cuidadoso e ao processo de fabricação cuidadoso, a lactose contida é quase completamente filtrada e a proporção de gorduras e carboidratos é reduzida ao mínimo. Ao mesmo tempo, a proporção de proteínas aumenta, o que acaba levando a uma melhor biodisponibilidade.

O local de fabricação também diz algo sobre a qualidade. Muitos consumidores atribuem grande importância à nutrição esportiva que é fabricada e processada exclusivamente na Alemanha (Fabricado na Alemanha). Muitos produtos estão na chamada Lista de Colônia®, desde que não contenham nenhuma substância dopante proibida e tenham sido testados adequadamente a esse respeito.

Com a agricultura industrial cada vez mais sob fogo, muitos consumidores querem comprar nutrição esportiva que seja o mais natural possível. Agora isso também é possível, por exemplo, ao comprar proteínas em pó feitas de leite alimentado com pasto. Outro fator que fala em produtos de alta qualidade é a chamada certificação IFS. Esta certificação é indicada na embalagem por fabricantes que podem garantir a qualidade de seus produtos.

Etapa 8: os produtos são adequados para veganos?

A dieta vegana está encontrando cada vez mais adeptos. Para realmente obter um produto puramente à base de ervas totalmente livre de ingredientes de origem animal, os veganos devem prestar atenção às instruções do fabricante. Os produtos veganos costumam ser marcados com o acréscimo “vegan” e um rótulo especial.

Outra opção é usar conscientemente suplementos alimentares e nutricionais de origem vegetal. Estes incluem, por exemplo, proteínas vegetais em pó feitas de soja, arroz, cânhamo, ervilha ou proteína de tremoço. Comparadas às proteínas em pó de origem animal, como a proteína do soro do leite e a caseína, as proteínas vegetais não apresentam desvantagens, pois são igualmente biodisponíveis e possuem alto teor de proteína.

Semelhante à compra de proteínas animais, os consumidores também podem comprar proteínas vegetais multicomponentes que contêm várias fontes de proteína vegetal que podem se complementar perfeitamente em termos de nutrientes.

Etapa 9: observe as instruções do fabricante

Todos os suplementos alimentares e alimentos devem ser rotulados com as informações do fabricante. Além disso, cada embalagem individual deve conter um número de lote, que se torna relevante, por exemplo, assim que o cliente quiser reclamar da mercadoria por qualquer motivo.

Etapa 10: preço

Mesmo que muitos produtos sejam considerados particularmente baratos, os consumidores ainda devem prestar atenção à quantidade de envase. A diferença de preço costuma ser muito grande para muitos produtos, por isso vale a pena fazer uma comparação. Na comparação de preços, os consumidores não devem prestar atenção apenas ao preço unitário, mas também ao preço básico. O preço básico geralmente é dado por quilograma ou por litro, de modo que muitos produtos que parecem particularmente baratos à primeira vista acabam sendo um pouco mais caros do que outros produtos.

Etapa 11: preste atenção à ordem dos ingredientes

Em primeiro lugar, os consumidores querem saber quais ingredientes estão realmente incluídos na nutrição esportiva. A ordem em que os ingredientes aparecem na embalagem é muito importante. Assim que o açúcar está na vanguarda como ingrediente, pode-se presumir que o produto contém muito açúcar e, portanto, também muitas calorias. Um ingrediente que está no final da lista, portanto, está contido em uma quantidade muito pequena.

No caso de proteínas multicomponentes, por exemplo, a seleção de ingredientes pode fornecer informações sobre qual das proteínas está contida em maior quantidade. Por exemplo, se um concentrado de proteína de soro de leite constitui a maior proporção, os consumidores podem presumir que a proteína em pó tem um conteúdo mais alto de carboidratos. A situação é diferente com proteínas multicomponentes, que em sua maioria consistem em um (CFM) isolado ou hidrolisado.

Etapa 12: armazenamento

Outro ponto que a embalagem deve conter é o tipo de armazenamento. Isso é particularmente importante com alimentos frescos, mas não desempenha um papel importante na nutrição esportiva. No entanto, os consumidores devem estar atentos a este aditivo a fim de armazenar adequadamente o alimento ou suplemento dietético de forma que permaneça comestível. A maioria dos produtos, por exemplo, deve ser armazenada em local fresco e seco para não prejudicar sua vida útil (principalmente após a abertura da embalagem).

Etapa 13: ingestão

Um dos pontos mais importantes que definitivamente não deve faltar na embalagem é a ingestão recomendada. Os consumidores precisam saber como devem ingerir a nutrição esportiva e qual deve ser a ingestão diária. Isso não afeta apenas todos os tipos de pó, mas também cápsulas e comprimidos. Além disso, a embalagem é fornecida com o acréscimo de que a quantidade diária máxima especificada não deve ser excedida para evitar efeitos colaterais. Isso também se aplica, por exemplo, a produtos que contêm substitutos do açúcar, que em excesso podem levar a distúrbios digestivos.

Etapa 14: melhor antes da data

A data de validade é principalmente relevante para alimentos frescos que têm uma “vida útil” limitada. No entanto, a nutrição esportiva e os suplementos dietéticos também devem ter uma data de validade. Com esta data, o fabricante garante que o produto não perderá o sabor, o cheiro e a consistência, a cor, o aspecto e os nutrientes quando armazenado conforme as recomendações, e que, portanto, permanecerá em total prazer.

No entanto, a data de validade é apenas uma diretriz. Freqüentemente, a nutrição esportiva ainda pode ser desfrutada muito depois de expirada a data, afinal é uma data de validade e não uma data de validade.

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