Alimentos que ajudam contra a Osteoartrite

Neste artigo, vou detalhar tudo o que você precisa saber sobre osteoartrite e dieta.

Você aprenderá quais alimentos evitar (alimentos inflamatórios) e quais alimentos evitar (alimentos antiinflamatórios) para aliviar a osteoartrite.

O que comer em caso de osteoartrite?

A osteoartrite está associada à presença de inflamação, sua dieta deve evitar alimentos inflamatórios e favorecer alimentos antiinflamatórios.

Além disso, ao consumir os alimentos errados, você pode engordar. O sobrepeso e a obesidade estão associados à osteoartrite e só pioram os sintomas.

Na verdade, o tecido adiposo (gordura) produz moléculas inflamatórias associadas à degradação da cartilagem (leptina).

Para isso, pode-se adotar a chamada dieta antiinflamatória. Isso permitirá que você reduza a inflamação e, portanto, os sintomas e a dor associados à osteoartrite.

Alimentos inflamatórios para evitar

Aqui está a lista de alimentos a evitar se você tiver osteoartrite:

  • Açúcar e cereais refinados (biscoitos, doces, chocolates, cereais, brioche, pão branco, tostas, macarrão branco).
  • Comida frita.
  • Óleos vegetais (girassol, soja, milho) e margarina.
  • Carnes vermelhas, frios.
  • Refrigerantes, suco e zero bebida.
  • Alimentos industriais processados ​​e ultraprocessados.
  • Álcool.

Esses alimentos são conhecidos por promover inflamação e ganho de peso.

Observe que as frutas, que também contêm açúcar (frutose), não se enquadram nesta categoria e podem ser consumidas em sua forma natural.

Evite sucos, mesmo sucos 100% puros, que contêm mais açúcar e pouca fibra.

Produtos industriais processados, que contêm açúcares, gorduras trans ou hidrogênio e aditivos, promovem a inflamação.

Assim, evite a maioria dos alimentos em embalagens que possuam uma longa lista de ingredientes (mais de 5) e contenham nomes que não correspondem a “alimento” como pode ser identificado.

Alimentos recomendados para osteoartrite

Aqui está a lista de alimentos a serem consumidos em caso de osteoartrite:

  • Legumes: espinafre, brócolis, couve, couve de Bruxelas, aspargos, cenoura, batata doce, abóbora, butternut, rabanete.
  • Frutas: mirtilos, amoras, framboesas, abacaxis, limões, abacates.
  • Salmão, cavala, sardinha, ostras.
  • Ovos.
  • Nozes, avelãs, amêndoas.
  • Sementes de linho e chia.
  • Alho e cebola.
  • Cúrcuma , pimenta preta, pimenta caiena.
  • Osso da medula.

Esses alimentos devem ser incluídos em uma dieta balanceada, adaptando sua ingestão calórica de acordo com suas necessidades pessoais e as relações entre macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos). 

Frutas e vegetais

Frescos ou congelados, são fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, tendo ação na redução da inflamação.

Varie as cores ao máximo e pense em consumir preferencialmente orgânico e sazonal. 

Omega 3 (EPA-DHA)

É importante obter uma quantidade significativa de ômega 3 (EPA / DHA) em sua dieta, via salmão, cavala e sardinha.

Na verdade, eles têm uma ação antiinflamatória e contrabalançam os efeitos do ômega 6, que são bastante pró-inflamatórios.

Você deve, portanto, aumentar a ingestão de alimentos de ômega 3, enquanto reduz a ingestão de ômega 6.

Você pode ter dificuldade em atingir 2,7 g de EPA / DHA por dia diretamente de sua dieta.

Por esse motivo, muitas vezes é mais fácil consumir ômega 3 como suplemento alimentar (óleo de peixe). 

Alimentos ricos em enxofre

Cebola, alho, aspargos e repolho são os alimentos mais ricos em enxofre.

O enxofre é conhecido por seus benefícios à saúde, incluindo inflamação, dores nas articulações e músculos e estresse oxidativo.

Como último recurso, você pode recorrer a um suplemento alimentar de enxofre (m etilsulfonilmetano ). 

Alimentos ricos em vitamina K

Pessoas que sofrem de osteoartrite devem respeitar a ingestão recomendada de vitamina K.

Os alimentos que contêm mais vitamina K são todos vegetais verdes, como espinafre, repolho, brócolis, salsa …

Na verdade, esta vitamina desempenha um papel essencial na mineralização óssea e na cartilagem.

Aqui, também, você pode escolher opcionalmente um suplemento alimentar contendo vitaminas K1 e K2 . 

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo. Faz parte da composição dos tecidos conjuntivos, em particular cartilagem, tendões, ligamentos, pele e músculos.

Foi demonstrado que a ingestão de colágeno tem um efeito benéfico nos ossos e na pele, bem como na osteoartrite.

É encontrada principalmente na medula óssea e indiretamente por meio do consumo de alimentos ricos em zinco, como ostras.

Na verdade, essa ingestão de alimentos pode estimular a formação de cartilagem, simplesmente fornecendo os blocos de construção necessários.

Você também pode escolher um  suplemento alimentar de colágeno . 

Sementes oleaginosas

As nozes são uma fonte de gordura insaturada e fibra solúvel.

Amêndoas, nozes e pistache reduzem significativamente o colesterol total e o colesterol LDL. Isso tem o efeito de aliviar a inflamação e, portanto, os sintomas associados à osteoartrite.

A inclusão de 30 g / dia de nozes na dieta pode ser uma estratégia interessante nos casos de osteoartrite. Esta recomendação deve ser adaptada ao seu nível de atividade física. 

Vitamina D

Parece que a falta de vitamina D pode prejudicar ossos e cartilagens saudáveis, influenciando assim a progressão da osteoartrite.

Acredita-se que a vitamina D também tenha efeitos positivos sobre a inflamação e a função imunológica.

Portanto, é aconselhável aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina D, por exemplo peixes oleosos e ovos.

Durante os meses de verão, a exposição diária ao sol (sem creme de barreira) por cerca de 10 a 20 minutos (dependendo do tipo de pele, hora do dia, altitude e latitude) deve ser suficiente para produzir vitamina D.

Como tratar a osteoartrite naturalmente?

Além da alimentação, a atividade física, o uso de remédios naturais, o controle do estresse são elementos essenciais para se ter resultados.

Portanto, aconselho você a se debruçar sobre meu artigo completo sobre o tratamento da osteoartrite.

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