A importância dos alimentos probióticos

Probióticos – importantes para o sistema digestivo e imunológico

Probióticos são bactérias intestinais que podem ter um efeito positivo na saúde e no bem-estar intestinal. Apresentamos os melhores probióticos.

Os probióticos devem ser parte integrante de nossa dieta, porque não apenas ajudam a manter os intestinos saudáveis, mas também podem ter um efeito positivo em nosso sistema imunológico. O intestino não é infundamente referido como o “segundo cérebro”, pois está intimamente relacionado com o nosso bem-estar. Probióticos são organismos viáveis ​​que restauram o equilíbrio bacteriano no intestino e podem ter um efeito positivo em nossa saúde e bem-estar.

O que são probióticos?

O termo probióticos é composto por duas palavras “pro” (para) e “bios” (vida). Diz-se que têm um efeito benéfico na saúde, especialmente nos intestinos. Em primeiro lugar, os probióticos são bactérias viáveis ​​encontradas em alimentos especiais.

Os probióticos mais populares são

  • Bactéria de ácido láctico,
  • Bifidobakterien,
  • Laktobazillen (Lactobacillus casei),

Probióticos – As cepas de bactérias mais famosas

como encontrado em iogurte e kefir, por exemplo . Existem também outros alimentos com probióticos que passam por um processo de fermentação , como chucrute, tempeh ou missô. Os probióticos também podem ser tomados como suplementos dietéticos para fazer algo bom para o seu intestino. Agora, é claro, surge a questão de qual tarefa as bactérias assumem e por que elas são realmente tão importantes para nossos intestinos.

Nossos intestinos são compostos por uma infinidade de bactérias que, juntas, constituem a flora intestinal. Não é apenas colonizado por bactérias promotoras da saúde. Existem também bactérias que podem prejudicar nossa saúde intestinal se fugirem do controle. Assim que esse equilíbrio é perturbado, por exemplo, por uma dieta pouco saudável ou estresse, as bactérias “más” podem assumir rapidamente o controle, o que pode afetar não apenas a flora intestinal, mas também o nosso bem-estar.

Por isso, é extremamente importante manter o equilíbrio da flora intestinal e garantir um suprimento adequado de probióticos, que podem manter sob controle as “bactérias do intestino ruim”.

Como os probióticos afetam a saúde?

O intestino é muito conhecido como o “centro da nossa saúde”, afinal tem um comprimento de 5,5 a 7,5 metros. A sua superfície tem cerca de 32 metros quadrados, razão pela qual é muitas vezes maior do que a nossa pele. Não apenas mais de 80% de nossas células imunológicas estão localizadas no intestino – também estão equipadas com uma densa rede de vias nervosas.

Não é de admirar que muitas pessoas afirmem que o intestino é o nosso “segundo cérebro”. Isso se torna particularmente claro quando comemos a coisa errada e depois reclamamos de dor de estômago e desconforto. Ao mesmo tempo, o estresse e a excitação podem ter um impacto negativo em nosso sistema digestivo.

Portanto, intestino e bem-estar estão intimamente relacionados e devem definir o ritmo para um sistema imunológico saudável. É importante manter o equilíbrio da flora intestinal. Isso funciona melhor com uma ingestão direcionada de probióticos – seja por meio de alimentos probióticos ou de um suplemento dietético.

Diferença entre probióticos e prebióticos

Freqüentemente, os probióticos são confundidos com os prebióticos, embora os dois termos sejam diferentes um do outro. Enquanto os probióticos são bactérias intestinais vivas que podem contribuir para uma flora intestinal saudável e uma digestão ideal, os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que podem servir de alimento para as “bactérias intestinais boas”. Os melhores prebióticos incluem alho, cebola, alho-poró e alcachofra.

Quais são os efeitos dos probióticos?

Os probióticos podem ter um efeito positivo na saúde intestinal, e é por isso que devem constar do cardápio regularmente. Os probióticos costumam ser associados ao leite ou ao kefir, mas produtos fermentados, como missô ou chucrute, podem ter efeitos igualmente bons na flora intestinal.

Em comparação com os alimentos convencionais, os probióticos têm uma vantagem: devido à sua produção, permanecem frescos por mais tempo, portanto, têm uma vida útil mais longa. Eles têm um gosto ligeiramente azedo e repelem bactérias putrefativas e mofo. Eles também são caracterizados por um baixo teor de carboidratos, portanto, contêm menos calorias.

Os probióticos podem regular a digestão, deslocar germes patogênicos no intestino e apoiar a barreira intestinal para que os germes não entrem na corrente sanguínea. Eles também são um suporte valioso para o sistema imunológico, que por sua vez pode ajudar a prevenir doenças.

É bom saber: o estresse e uma dieta pouco saudável e desequilibrada com baixo teor de fibras e micronutrientes e rica em proteína animal e açúcar podem causar danos à flora intestinal.

Estes são os efeitos que os probióticos podem ter:

Probióticos podem afetar a digestão

Os probióticos têm um efeito positivo na digestão. Por um lado, porque a digestibilidade aumenta com a fermentação dos alimentos e, por outro lado, porque as bactérias “boas” contidas podem ter um efeito positivo na flora intestinal e no sistema imunológico.

Os probióticos podem ter efeitos antiinflamatórios

Presume-se atualmente que os alimentos probióticos, devido às cepas bacterianas que contêm, podem ajudar na inflamação ou prevenir processos inflamatórios. Além disso, acredita-se que tenham um efeito antioxidante.

Probióticos são considerados capazes de proteger contra metais pesados ​​e pesticidas

As toxinas, como metais pesados ​​e pesticidas, podem entrar no corpo principalmente pelos intestinos. Os probióticos, especialmente as bactérias lácticas que contêm, são capazes de prevenir isso.

Probióticos podem ajudar a prevenir doenças crônicas

Visto que geralmente se diz que os alimentos probióticos têm um efeito positivo sobre os intestinos, pode-se supor que também podem contribuir para a prevenção de doenças crônicas. Por exemplo, os probióticos devem ter efeito sobre alergias, erupções cutâneas ou doenças autoimunes.

Quais são os efeitos colaterais dos probióticos?

Devido ao seu efeito, o uso de probióticos pode ocasionalmente levar a efeitos colaterais como diarreia, dor abdominal ou indigestão, mas geralmente são de curta duração. Eles costumam ocorrer quando o equilíbrio bacteriano no intestino está desequilibrado ou quando a quantidade de alimento probiótico é muito alta. Freqüentemente, é suficiente reduzir a ingestão de probióticos e aumentá-la lentamente.

Quem não deve comer probióticos?

Os probióticos são geralmente muito bem tolerados, mas as pessoas com intolerância à histamina devem evitá-los. A histamina é um ingrediente ativo endógeno que é liberado em caso de alergia ou picada de abelha, por exemplo. Como os produtos fermentados têm uma alta proporção de histamina, pode haver um excesso de histamina no corpo, de modo que pessoas sensíveis podem reagir com os sintomas correspondentes, como diarréia, dor de cabeça, náusea, pele avermelhada e olhos inchados.

Que probióticos existem?

Em princípio, os probióticos podem ser feitos de (quase) todos os alimentos, independentemente de serem vegetais, frutas, leite ou sucos. Existem agora muitas pessoas que fazem seus próprios alimentos probióticos e vêem a fermentação como um hobby.

Abaixo, mostramos os melhores probióticos:

Kefir de água

O kefir de água – feito de água com açúcar, suco ou água de coco – é uma das bebidas probióticas mais populares. Para a produção, as culturas starter são adicionadas à bebida para que possam iniciar o processo de fermentação e fermentação. As culturas probióticas passam para a bebida depois que o açúcar foi metabolizado, mas esse processo leva cerca de dois dias.

Kombuchá

Kombuchá é um alimento probiótico feito de chá preto. Este é fermentado com a ajuda de cogumelos de levedura probióticos.

iogurte

O iogurte é indiscutivelmente um dos alimentos probióticos mais famosos. O leite de vaca nem sempre é necessário como ingrediente básico – o iogurte também pode ser feito com leite de amêndoa se você adicionar culturas de iogurte probióticas a ele.

Kimchi

Kimchi é um probiótico com longa tradição na Coréia. Em termos de sabor, lembra um pouco o chucrute, pois é feito de repolho branco fermentado.

Chucrute

Em contraste com o kimchi, o chucrute tem uma longa tradição conosco. É tradicionalmente consumido com carne, mas também é utilizado como único alimento probiótico. O chucrute é feito de repolho branco, que primeiro é misturado com sal e depois amassado até ser banhado no líquido.

Essa mistura de repolho e líquido é então deixada em um recipiente fechado por algumas semanas, pois fermenta sozinha devido às bactérias lácticas que contém. Portanto, as culturas iniciais não são absolutamente necessárias.

Brottrunk

A bebida de pão pode ser comprada em muitas farmácias e lojas de produtos naturais e agora se tornou um importante probiótico. É feito com pão de massa fermentada integral que é misturado com água. A fermentação é iniciada pela levedura contida e bactérias do ácido láctico. Eles produzem um líquido azedo comparável ao vinagre. A bebida de pão pode ser usada como condimento ou bebida diluída em água.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é feito da sidra antes que as bactérias do vinagre sejam adicionadas ao álcool, que fermenta o vinho em ácido acético. O vinagre de maçã é frequentemente bebido diluído em água para melhorar a flora intestinal. No entanto, também é um ingrediente eficaz em injeções de gengibre para fortalecer o sistema imunológico. As gotas de gengibre , um dos principais componentes de uma dose de gengibre, estão disponíveis na Sportnahrung Engel.

Tempeh

O Tempeh é feito à base de grãos de soja em conserva e fermentados, que conferem ao produto sua consistência típica, que lembra o frango. Geralmente é inodoro, mas tem um gosto ligeiramente de nozes e muitas vezes é misturado com diferentes ervas e especiarias durante o processamento para torná-lo um pouco mais saboroso.

Devido à fermentação, o tempeh é particularmente rico em proteínas, pobre em carboidratos e possui um alto teor de nutrientes essenciais como potássio, fósforo e magnésio.

Probióticos como suplemento dietético

Uma vez que o intestino é muitas vezes referido como o “cérebro abdominal” devido à sua conexão com o nosso sistema imunológico, o consumo regular de alimentos probióticos pode geralmente ser útil, especialmente se você estiver sob

  • Indigestão (diarreia, gases, prisão de ventre),
  • Alergias,
  • um sistema imunológico fraco,
  • doença inflamatória intestinal,

Sofra. Depois de tomar antibióticos, o consumo de probióticos é especialmente recomendado para construir e fortalecer a flora intestinal. Se você não é fã de alimentos probióticos, pode fazer algo bom para a flora intestinal com um suplemento dietético.

Suplementos dietéticos com probióticos funcionam de forma semelhante aos alimentos probióticos: eles consistem em microrganismos viáveis que, assim que o suplemento dietético chega ao sistema digestivo, se fixam na parede intestinal, se multiplicam e, assim, trazem de volta o equilíbrio da flora intestinal e a mantêm em equilíbrio.

As bifidobactérias e os lactobacilos, que estão contidos em uma cápsula robusta, são usados ​​com especial frequência para passar facilmente pelo ácido do estômago e, assim, entrar no intestino.

Conclusão

Os probióticos são bactérias intestinais benéficas, essenciais para um intestino saudável. Eles fortalecem a flora intestinal, suprimem os germes e ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico. As cepas bacterianas, como ácido láctico e bifidobactérias, estão naturalmente contidas em alimentos probióticos e devem estar no cardápio com a maior regularidade possível. Além do missô, a bebida de pão, o tempeh e o kombucha, o iogurte e o kefir são particularmente ricos em probióticos.

Se você não gosta desses alimentos probióticos ou está simplesmente procurando outra maneira de fortalecer sua flora intestinal, você pode usar um suplemento dietético com probióticos. Isso pode ser útil não só para problemas de saúde, mas também como medida preventiva.

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