A importância do destreinamento na musculação

Todo atleta de competição ou hobby sabe disso: mais cedo ou mais tarde chegará uma fase em que o treinamento não será possível ou só será possível até certo ponto. Alguns também o usam conscientemente. O termo técnico para isso: destreinamento. Prof. Dr. Stephan Geisler explica no FITBOOK o que exatamente está por trás disso e quais vantagens e desvantagens estão associadas a ele.

Quando li pela primeira vez o termo destreinamento na literatura inglesa há alguns anos, pensei: “Agora os americanos desenvolveram até um termo legal para preguiça.” De fato, destreinamento significa um não-treinamento mais ou menos intencional. Claro, isso acontece com todos os atletas (hobby), por exemplo, devido a doenças, lesões, fechamento do estúdio, etc. Aqui, destreinamento significa um processo direcionado que significa uma interrupção no treinamento ou uma redução no treinamento.

Como o destreinamento afeta os atletas?

Em nosso próprio estudo, no qual submetemos jovens jogadores de futebol a um treinamento intensivo de força, construímos uma fase de destreinamento de três semanas entre duas fases de treinamento diferentes. Do ponto de vista científico, isso serviu principalmente para eliminar os efeitos alcançados até o momento. Medimos a espessura muscular e a força máxima no final da primeira fase de treinamento e no início da segunda fase de treinamento. Surpreendentemente, nenhum dos dois diminuiu significativamente!

Poderia haver varias razões para isso. Em primeiro lugar, deve-se dizer que há duas coisas principais que constroem ou quebram o músculo:

  1. a tensão mecânica aplicada a um músculo quando ele é contraído
  2. a carga metabólica (aqui especialmente o suprimento de energia e alguns processos relacionados) que afeta o músculo

Portanto, se você não moveu o músculo, como quando estava na cama, e deu a ele poucos nutrientes, a proteína parece ser o bloco de construção mais importante aqui, ela provavelmente perderá sua estrutura e se quebrará em alguns dias. Em nosso estudo, no entanto, a época do destreinamento foi durante o Natal e, como todos sabemos, geralmente é uma época em que o corpo tem maior probabilidade de ganhar massa.about:blank

No nosso caso, entretanto, os jogadores de futebol continuaram se movimentando (subir escadas, basquete etc.) e isso provavelmente contribuiu para que a massa muscular não fosse reduzida.

Também interessante:  isso acontece com seus músculos se você não fizer nada por 2 semanas

O destreinamento pode levar a um melhor desempenho

Também deve ser notado que os jogadores exerceram em um nível muito alto de treinamento com quatro unidades intensivas por semana e treinamento adicional de futebol. E uma teoria muito difundida na teoria do treinamento diz que, especialmente com uma carga de trabalho de treinamento muito alta, o corpo às vezes se torna ainda mais produtivo após um certo intervalo.

Fomos capazes de determinar esse fenômeno em um estudo sobre o assunto de sais aromáticos e força máxima. Também aqui, após um intervalo de treinamento de várias semanas, nossos sujeitos de teste (pelo menos aqueles com uma cota de treinamento muito alta) às vezes só atingiam seu nível de força máxima na terceira semana de destreinamento.

Gostaria também de mencionar brevemente outro estudo interessante que o cientista japonês Riki Ogasawara e colegas publicaram em 2013 no Journal of Applied Physiology: Nele, ao final de um período de treinamento, um intervalo de três semanas foi especificamente construído com um treinamento contínuo Grupo comparado. Surpreendentemente, o resultado foi muito semelhante – e com muito menos treinamento. 

Conclusão: o destreinamento faz sentido?

Em resumo, eu diria que uma pausa ou redução direcionada no treinamento pode ser bastante útil em um plano de longo prazo. Outra declaração agradará especialmente aqueles que involuntariamente têm que fazer uma pausa mais longa. Se você continuar a comer uma dieta equilibrada e rica em proteínas e confrontar seu corpo com estímulos mecânicos (mesmo que seja apenas tensionamento estático dos músculos, novo alemão: posar), você ainda será e parecerá forte mesmo depois de dois ou três pausa da semana!

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