A importância das proteínas para nosso corpo

As proteínas fazem parte da família dos macronutrientes, junto com os carboidratos e as gorduras. Eles representam 20% do nosso corpo e estão presentes em todas as células do corpo. Eles devem ser constantemente renovados por nossas células.

As proteínas desempenham papéis essenciais para o funcionamento do corpo e são frequentemente chamadas de “blocos de construção da vida”.

Neste artigo, encontre a definição de proteínas, seus papéis no corpo, bem como as melhores fontes de proteína dietética para cobrir nossas necessidades diárias de proteína e evitar a deficiência.

Proteína: definição

As proteínas são polímeros de aminoácidos ligados por ligações α-peptídicas. Eles são, portanto, compostos de uma seqüência precisa de aminoácidos que determina sua forma e função dentro do corpo.

Nos alimentos, as proteínas são parte, junto com os carboidratos e lipídios, dos macronutrientes. Assim, contribuem para a ingestão de energia.

Sempre que comemos alimentos que contêm proteína, a proteína é digerida no trato gastrointestinal, absorvida como peptídeos e aminoácidos livres e, então, usada para a ressíntese de proteínas em nossas células.

Além disso, os aminoácidos são armazenados em nossas células para garantir a renovação das proteínas, que são constantemente degradadas e, em seguida, sintetizadas novamente.

No total, 20 aminoácidos diferentes podem ser usados ​​para a produção de proteínas, 9 das quais são ditas essenciais: leucina, treonina, lisina, triptofano, fenilalanina, valina, metionina, isoleucina, histidina. Assim, devem ser fornecidos pelos alimentos, pois não podem ser sintetizados pelo organismo.

Papel das proteínas no corpo 

Muitos papéis essenciais são desempenhados por proteínas no corpo:

  • Estrutural, constituindo o tecido dos músculos e tendões.
  • Transporte de oxigênio via hemoglobina.
  • Catalise todas as reações bioquímicas na forma de enzimas.
  • Regular as reações graças aos hormônios.
  • Proteja, com os anticorpos presentes em nosso corpo.
  • Produz energia, através da síntese de ATP.

Portanto, nosso corpo deve ser capaz de sintetizar as muitas proteínas, aminoácidos e outros compostos nitrogenados não proteicos necessários para o crescimento, substituição e reparo das células. 

É por isso que devemos comer proteínas todos os dias para fornecer os aminoácidos necessários à síntese das proteínas humanas responsáveis ​​pelo bom funcionamento do corpo.

Em nosso corpo, as proteínas são sintetizadas a partir do DNA, que contém o código genético, seguindo 2 etapas principais: transcrição e tradução ( biossíntese de proteínas ).

Papel estrutural das proteínas

A proteína estrutural mais abundante no corpo é o colágeno, que constitui cerca de 6% do peso corporal total. O colágeno constitui 30% do tecido ósseo e constitui uma grande parte de nossos tendões, ligamentos, cartilagem, pele e músculos.

O colágeno é uma proteína muito estruturada, forte, fibrosa, mas que permite uma certa flexibilidade essencial à movimentação dos tecidos humanos.

Outra proteína estrutural é comum no corpo: a queratina. Em parte, constitui nosso cabelo, nosso cabelo corporal, nossa pele.

Função de catalisador (enzima)

Uma das principais funções das proteínas é como enzima. Uma enzima é uma molécula que permite a realização de certas reações químicas. Ele permite que a reação química ocorra mais rapidamente e usando menos energia.

Em média, cerca de cem reações químicas ocorrem em cada célula do corpo a cada segundo, e quase todas elas são dependentes de enzimas.

Todas as funções do corpo, incluindo a digestão, a transformação de nutrientes em moléculas usadas pelas células e a construção de todas as macromoléculas, requerem a presença de enzimas.

Papel regulador (hormônio)

As proteínas são responsáveis ​​pela produção de hormônios. Isso ocorre porque muitos hormônios são feitos de proteínas.

Quando secretados pelos órgãos endócrinos, os hormônios viajam pelo sangue para chegar às células-alvo, a fim de comunicar uma mensagem que desencadeia uma reação específica na célula.

Por exemplo, a insulina é uma proteína que ajuda a regular o açúcar no sangue. Quando é secretado, atua em múltiplas células, de forma que a glicose é armazenada, fora da corrente sanguínea.

Papel do transporte de proteínas

A hemoglobina é uma proteína que ajuda a transportar oxigênio no sangue. Na verdade, cada glóbulo vermelho contém vários milhões de moléculas de hemoglobina, que podem se ligar ao oxigênio para garantir seu transporte dos pulmões para o resto do corpo.

Outras proteínas, como as presentes no intestino, têm função de transportadoras, permitindo que certas substâncias entrem na corrente sanguínea, passando pela parede intestinal.

Papel protetor do organismo (anticorpo)

Os anticorpos são proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar objetos estranhos, como bactérias e vírus patogênicos.

Outras enzimas são produzidas para destruir bactérias, como as lisozimas encontradas em nossa saliva.

Papel da produção de energia

Alguns dos aminoácidos que comemos, que constituem as proteínas dos alimentos, são usados ​​para produzir energia. Entre 2 e 6% da nossa energia é fornecida pelo metabolismo das proteínas. 

Assim, o fígado é capaz de utilizar aminoácidos para produzir ATP, integrando-os, após a degradação, ao  ciclo de Krebs .

Quando não recebemos proteína suficiente em nossa dieta, o corpo usa proteína muscular para fornecer essa energia. Esse é um dos motivos pelos quais é importante ingerir proteína suficiente em sua dieta todos os dias.

Quanta proteína por dia?

As recomendações diárias de ingestão proteica são de 0,83 g / kg / d, para homens e mulheres. Isso significa que uma mulher de 60 libras deve consumir cerca de 50 gramas de proteína por dia.

No entanto, essas recomendações são questionadas porque não parecem suficientes para uma boa saúde, em particular para a manutenção da massa muscular, elemento determinante do processo de envelhecimento.

Assim, estudos recentes sobre a ingestão diária ideal de proteína por dia recomendam entre 1,2 e 1,6 g / kg / d de proteína de alta qualidade.

Uma proteína é considerada de alta qualidade quando fornece todos os aminoácidos essenciais e é bem absorvida pelo corpo. É o caso de proteínas de origem animal como leite, ovos, carne bovina, frango, mas também soja.

Em atletas, as necessidades de proteína por dia são maiores e dependem do esporte praticado, do volume de treinamento e dos objetivos do atleta (ganho de massa, perda de peso).

Alimentos fontes de proteína

As fontes alimentares de proteína são os seguintes alimentos:

  • Carnes (bovina, carneiro, porco, aves).
  • Peixe e marisco.
  • Ovos.
  • Leite, iogurte e queijo.
  • As sementes oleaginosas (amêndoas, nozes, pistache, amendoim).
  • Leguminosas (lentilha, feijão, ervilha, soja).
  • Grãos integrais (quinua, arroz, trigo, aveia).
  • Legumes (brócolis, repolho).
  • As sementes (abóbora, linho, gergelim).
  • Algas (espirulina, chlorella, nori).

Portanto, podem ser classificados em duas categorias: proteínas de origem animal e proteínas de origem vegetal.

Estas não são consideradas proteínas completas, porque a maioria não contém quantidades suficientes de todos os aminoácidos essenciais. Além disso, podem ser menos bem absorvidos, devido ao seu teor de fibras e antinutrientes.

Por isso, é importante conhecer as melhores fontes de proteína vegetal, uma vez que seu consumo está associado à melhoria da saúde, principalmente quando combinado com um consumo moderado de proteína animal de alta qualidade.

Quais são as consequências da falta de proteína?

A deficiência de proteína ocorre quando o consumo de proteína, por meio da dieta, é menor do que as necessidades de proteína do corpo.

Geralmente, essa falta de proteína afeta principalmente os países em desenvolvimento, que sofrem de desnutrição. Isso representa 1 bilhão de pessoas no mundo. 

Em países desenvolvidos, a verdadeira deficiência de proteína é extremamente rara e, em vez disso, resulta em falta de proteína.

Assim, algumas pessoas podem carecer de proteínas, especialmente adultos e crianças com uma dieta desequilibrada, ou idosos.

Como as proteínas estão envolvidas em todas as funções do corpo, os sintomas de falta de proteína são muito numerosos e variados.

As consequências da falta de proteína são:

  • Fragilidade da pele, cabelo e unhas.
  • Perda de massa muscular.
  • Fratura e fragilidade óssea.
  • Transtornos do crescimento em crianças.
  • Imunodeficiência (imunodeficiência).
  • Aumento do apetite e ganho de gordura.
  • Esteatose hepática (doença do fígado gorduroso).
  • Edema, causado por um nível de albumina muito baixo.

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