8 relaxantes musculares naturais para aliviar as contraturas

Neste artigo, apresento a lista dos 8 relaxantes musculares mais eficazes para relaxar suas contraturas e dores musculares.

Estes relaxantes musculares são naturais, sem receita médica, e podem ser usados ​​em espasmos e contraturas de todos os músculos do corpo, em particular do pescoço, costas, omoplatas ou pernas (coxas, panturrilhas, etc.).

Seja você um atleta ou não, o objetivo deste artigo é, portanto, permitir que você alivie suas contraturas musculares naturalmente, em casa.

Como aliviar e relaxar a contratura muscular?

Quando você está sofrendo de contratura muscular, pode recorrer a soluções naturais. Na verdade, eles têm poucos ou nenhum efeito colateral e não têm receita médica, ao contrário dos medicamentos.

Muitas ervas são conhecidas por serem excelentes relaxantes musculares naturais. Apresento-lhe a lista das ervas mais eficazes para relaxar os músculos, como usá-las em casa, bem como outras soluções naturais para dores e contraturas musculares.

1) Pratique uma massagem com óleos essenciais

Para aliviar a contratura muscular, você pode massagear o músculo tenso e espasmado, usando um óleo essencial.

Os óleos essenciais mais eficazes para relaxar os músculos são arnica , gautheria ou hortelã-pimenta .

Por exemplo, a aplicação de arnica demonstrou ser eficaz na redução da dor, marcadores inflamatórios e danos musculares. O timol, que ocorre naturalmente na arnica, auxilia a circulação sanguínea local, aumentando o transporte de sangue e nutrientes para auxiliar nos processos de cura.

Como preparar um relaxante muscular natural?

Em caso de contratura muscular, diluir 30 gotas de óleo essencial de arnica em 500ml de óleo carreador (azeitona, abacate, amêndoa doce). Em seguida, massageie os músculos contraídos com a mistura obtida, por 10 minutos, 2 a 3 vezes ao dia.

Você também pode usar o óleo de massagem Weleda , que eu também uso, que contém arnica.

Você também pode realizar pontos de pressão nas áreas musculares mais tensas e doloridas. Esses pontos de tensão são conhecidos como “pontos-gatilho” e são áreas palpáveis ​​de endurecimento do tecido muscular, muitas vezes doloridas ao movimento e à palpação.

Continue pressionando esses pontos de gatilho muscular por 20 segundos, depois solte e repita de 3 a 5 vezes.

Além disso, a massagem demonstrou ser eficaz no alívio de dores musculares, inchaço e distúrbios circulatórios.

Você pode assistir ao meu vídeo sobre automassagem cervical em caso de contraturas musculares:

2) Tome um remédio relaxante muscular natural

Certas plantas atuam no alívio de contraturas musculares. Os remédios naturais mais eficazes são:

  • O açafrão .
  • O gengibre .
  • A canela .
  • Suco de romã.
  • Camomila.
  • O alho .

Dependendo de suas preferências, essas plantas podem ser consumidas diariamente em sua dieta ou como suplemento alimentar.

Estas plantas têm a particularidade de conter certas substâncias, permitindo obter uma ação muscular anti-álgica e anti-inflamatória, graças a antioxidantes como os flavonóides, monoterpenóides ou alcalóides.

3) Faça exercícios físicos suaves

Mesmo que não seja aconselhável forçar uma contratura muscular, é recomendado fazer exercícios físicos suaves para aliviar. Assim, o descanso total não é aconselhável.

Isso ocorre porque exercícios físicos leves ajudam a relaxar os músculos, aliviar a dor e melhorar a flexibilidade dos tecidos.

Para ter um efeito relaxante muscular, basta começar praticando uma atividade cardiovascular de leve intensidade, por 20 a 30 minutos, uma ou duas vezes ao dia. Você pode se concentrar em caminhadas, ciclismo, natação, exercícios aeróbicos internos ou corrida leve.

Além disso, certos exercícios fisioterapêuticos específicos, dirigidos ao trabalho dos músculos contraídos, ajudam a aliviar os sintomas.

Para aliviar as costas, você pode praticar alguns exercícios básicos suaves.

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4) Alternar quente e frio

O calor e o frio podem ajudar a relaxar os músculos e a aliviar as dores musculares associadas.

Os efeitos fisiológicos da terapia fria incluem redução da dor, fluxo sanguíneo, edema, inflamação e espasmos musculares.

Os efeitos fisiológicos da terapia térmica incluem alívio da dor e aumento do fluxo sanguíneo, metabolismo e elasticidade do tecido conjuntivo.

Portanto, é relevante usar uma combinação dos dois. Portanto, você pode começar colocando uma bolsa de frio nos músculos tensos e doloridos por 15 minutos e, em seguida, uma bolsa de calor por 15 minutos também. Para ser renovado várias vezes ao dia.

5) consumir alimentos antiinflamatórios

Sua dieta influencia significativamente as dores musculares e as contraturas. Na verdade, uma dieta desequilibrada pode levar ao aparecimento de deficiências nutricionais, que podem causar contraturas musculares.

Além disso, uma dieta rica em produtos processados ​​e açúcares pode desencadear inflamações crônicas, frequentemente associadas a dores musculares e articulares.

Portanto, é importante comer os alimentos certos e evitar aqueles que podem aumentar a dor e a rigidez muscular.

 Alimentos para comer

  • Alimentos ricos em cálcio : queijos, vegetais verdes (brócolis, couve, repolho), amêndoas, algas, leite e laticínios (não pasteurizados).
  • Alimentos ricos em magnésio: grãos inteiros, sementes oleaginosas, legumes e vegetais de folhas verdes.
  • Alimentos ricos em potássio: maçãs, bananas, cenouras, laranjas, batatas-doces, carnes e peixes.

Alimentos a evitar:

  • Bebidas doces (refrigerantes, sucos de frutas).
  • Produtos ricos em açúcares refinados (confeitaria, biscoitos, balas, sobremesas, pastéis).
  • Cereais refinados: pão branco, brioche, bolacha, massa não integral.
  • Álcool e, às vezes, cafeína por seu efeito diurético.

Eles podem causar perda de minerais, bem como inflamação crônica.

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6) hidratar com água mineral

Está estabelecido que a desidratação pode promover contraturas e dores musculares. Além disso, no caso de deficiências ou deficiências minerais, podem surgir dores musculares e contraturas.

Você precisará começar assegurando-se de que está devidamente hidratado, bebendo água ao longo do dia. Não há consenso científico sobre a quantidade ideal de água por dia para manter um nível ideal de hidratação. As recomendações variam entre 1,5 litros e 2 litros por dia, e mais para atletas, dependendo da duração do treinamento e da temperatura.

Além disso, você pode obter um pouco dessa água por meio de água mineral rica em minerais, como hepar, que pode potencialmente ajudar a se aliviar.

Finalmente, se você é deficiente, tomar um suplemento de minerais, contendo em particular magnésio , pode lhe trazer alívio.

Além de deficiências ou déficits, tomar um suplemento não parece ser eficaz.

7) fazer uma sessão de osteopatia

Na dor crônica, como dor nas costas ou no pescoço , certas manipulações osteopáticas podem ajudar a aliviar a dor muscular e, potencialmente, relaxar os músculos.

Quando a contratura muscular não passa apesar da aplicação de todos os conselhos anteriores, a osteopatia ou a quiropraxia são alternativas a serem testadas, assim como a acupuntura.

No entanto, os dados científicos permanecem limitados sobre a eficácia dessas terapias manuais, com resultados algumas vezes inconclusivos ou contraditórios.

8) tentar um remédio homeopático

Embora faltem evidências científicas sobre a eficácia da homeopatia, muitas pessoas desejam recorrer aos remédios homeopáticos para aliviar as dores musculares.

Em caso de contraturas e cãibras musculares, é possível usar Magnesia Phopsphorica 6c, 3 grânulos, 3 a 5 vezes ao dia.

Dependendo dos seus sintomas, Arnica montana, Calcarea Carbonica, Causticum ou Ignatia amara podem ser recomendados. Você deve se aproximar de um médico homeopata.

O que é contratura muscular?

A contratura muscular se refere a um encurtamento físico do comprimento do músculo e geralmente é acompanhada pelo encurtamento de outros tecidos moles, como fáscia, nervos, vasos sanguíneos e pele.

Além disso, essa contratura às vezes pode criar uma deformação ou uma “bola” visível ao lado do músculo contraído. Os sintomas de contratura muscular incluem dor e perda de movimento na articulação (rigidez articular).

Freqüentemente, também são chamados de espasmos musculares, embora possa haver uma ligeira distinção entre os dois. Na verdade, o espasmo muscular corresponde a uma contração involuntária do músculo, causando também dor, cuja intensidade é muitas vezes maior, como cãibras musculares.

 Quais são as causas da contratura muscular?

As contraturas musculares ocorrem com mais frequência nas seguintes situações:

  • Após treinamento esportivo incomum ou muito intenso (rigidez muscular).
  • No caso de problemas mecânicos nas articulações, como dores nas costas, cervicais, nos joelhos, etc.
  • Presença de inflamação local, que geralmente é acompanhada por contraturas musculares dos músculos próximos.
  • Distúrbios ou doenças neurológicas, por exemplo, após um acidente vascular cerebral ou no caso de esclerose múltipla.
  • Desidratação.
  • Desequilíbrio ou deficiência de minerais eletrolíticos (magnésio, cálcio ou potássio).
  • Má circulação do sangue, geralmente em pessoas sedentárias.

Você deve se alongar para aliviar contraturas e dores?

A literatura concluiu que o alongamento não é eficaz na redução da dor muscular causada por dores musculares ou contraturas. Além disso, esses resultados parecem ser confirmados independentemente do tipo de alongamento praticado, do tempo de manutenção do alongamento ou de quando o alongamento é realizado (antes, durante ou após o esporte).

No entanto, ainda é importante alongar para manter uma boa flexibilidade e reduzir a tensão muscular quando ela estiver prejudicada.

Pela minha experiência como fisioterapeuta e osteologista, algumas pessoas parecem aliviadas com a prática do alongamento. Deve ser testado para tomar sua própria decisão, alongando suavemente os músculos contraídos, por 20 a 30 segundos, 2 a 3 vezes, e observando os efeitos na dor.

Você deve tomar magnésio para aliviar dores musculares?

O magnésio (Mg) é um mineral importante que desempenha um papel vital no corpo humano. Participa do processo do metabolismo energético e ajuda a manter a função muscular normal.

A necessidade diária de magnésio aumenta à medida que aumenta o nível de atividade física de um indivíduo. Portanto, quanto mais ativo fisicamente você for, maiores serão suas necessidades.

Além disso, na população em geral, assim como em pessoas fisicamente ativas (atletas), é frequente a ingestão insuficiente de magnésio.

Portanto, quando existe uma deficiência ou deficiência de magnésio, a suplementação de magnésio pode ter efeitos positivos na função muscular.

Embora muitos laboratórios vendam suplementos de magnésio para cólicas, não há evidências para dizer que a suplementação de magnésio alivia dores musculares e contraturas, se uma deficiência ou deficiência não estiver presente.

Portanto, é melhor discutir com seu médico o possível benefício de realizar um exame de sangue, para detectar uma potencial deficiência de magnésio, quando você sofre de dores musculares e contraturas.

Por fim, em atletas, atualmente não há evidências que justifiquem a suplementação de magnésio com o objetivo de melhorar o desempenho, além da deficiência ou déficit.

Como prevenir e aliviar cãibras musculares?

Cãibras crônicas nas pernas são comuns entre a população idosa, o que afeta os padrões de sono e a qualidade de vida.

Para prevenir ou aliviar as cãibras musculares, é necessário, portanto, garantir que não haja deficiência de minerais (magnésio, cálcio, potássio) e que a hidratação seja suficiente.

Antes de decidir sobre um suplemento dietético, é aconselhável certificar-se de que sua dieta diária seja balanceada e que contenha fontes naturais de magnésio e cálcio .

Finalmente, quando você sofre de uma cãibra, noturna ou durante o esforço, é aconselhável alongar o músculo dolorido, para aliviá-lo e para passar a cãibra.

Em atletas, o consumo de uma bebida contendo carboidratos e eletrólitos, antes e durante o exercício, em ambiente quente, pode retardar o aparecimento das cãibras. No entanto, parece que a desidratação e a perda de eletrólitos não são as únicas causas das cãibras, pois 69% das pessoas que apresentam cãibras estão devidamente hidratadas e sem deficiência de eletrólitos.

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