7 razões para começar a andar ainda hoje

Todo mundo sabe que nadar é saudável. Mas por que exatamente? Contaremos quais são os efeitos positivos da natação no corpo.

Especialistas e entusiastas do esporte vêm pregando isso há muitos anos, numerosos estudos científicos o confirmam e nossa própria experiência também o mostra: Nadar é saudável. Sim, pode até ser o esporte mais saudável que existe. Ainda não teve motivação para comprar uma assinatura anual para a piscina local e para nadar regularmente? Isso mudará quando você ler os 7 principais motivos pelos quais a natação é tão saudável.

1. Previna problemas de gravidez na água

Muitas mulheres grávidas consideram os exercícios na água agradáveis. O corpo se sente leve devido à flutuabilidade. As articulações que têm que suportar um peso maior na vida cotidiana são aliviadas. Os sintomas típicos da gravidez, como retenção de água e veias varicosas, também podem ser atenuados. Porque a pressão da água funciona nas pernas como uma meia de compressão natural. E muito importante: o risco de lesões ao nadar é muito baixo!

2. A natação fortalece o coração

A natação esportiva mantém o sistema cardiovascular em funcionamento e treina o músculo cardíaco nesse processo. A pressão da água contrai os vasos sanguíneos da superfície da pele. Resultado: o sangue é empurrado de volta para o peito e o coração tem que trabalhar mais. A longo prazo, o coração se adapta à carga e se torna mais eficiente.

3. Aliviar dores nas costas e problemas nas articulações por meio de esportes aquáticos

Você sofre de dores nas articulações e nas costas com mais frequência? Então, a natação é a opção certa para você! Porque na água as articulações e os discos intervertebrais são aliviados. Você também pode fortalecer os músculos centrais e das costas com a natação nado costas. Além disso, os pacientes com osteoartrite, em particular, se beneficiam dos esportes aquáticos. A recomendação se aplica a eles: mexam-se muito, mas não se esforcem. Isso é exatamente o que você pode fazer com a natação. É importante que as pessoas afetadas prestem atenção à imagem corporal. 

4. Natação como uma ajuda natural para a asma

A natação torna os músculos respiratórios mais resistentes e auxilia no transporte de muco dos pulmões – tudo isso beneficia os asmáticos. No entanto, os iniciantes devem tomar cuidado para se acostumar com o esforço lentamente e incluir uma fase de aquecimento e fases regulares de recuperação. Também importante: os asmáticos devem consultar o médico antes de se exercitar e estar bem preparados para a medicação.

5. O melhor esporte se você está acima do peso? Nadar!

A flutuabilidade da água tem várias vantagens para pessoas com excesso de peso. Você pode se exercitar suavemente na piscina sem esforço excessivo e melhorar a consciência corporal com o tempo. Como a circulação, os ossos e as articulações costumam ser pré-tensionados em pessoas com sobrepeso, a natação é uma introdução suave e ideal ao exercício regular. E o baixo risco de lesões é um ponto positivo, especialmente para pessoas não treinadas.

6. Natação como um treino de corpo inteiro

Quando você nada, você fortalece todos os grupos musculares, especialmente se você variar seus estilos de natação: o nado peito treina especialmente os músculos do peito, ombro, braço e perna. Ao engatinhar, a maior parte da força vem dos braços, e você também treina os ombros e o tronco. Ao nadar de volta, os músculos centrais e dorsais se beneficiam em particular. 

7. Perca peso de forma saudável nadando

A natação também pode marcar pontos quando se trata de consumo de calorias – mais um motivo para substituir a academia de ginástica pela piscina: uma pessoa pesando 80 quilos consome cerca de 344 quilocalorias por hora em um nado peito lento e cerca de 768 em um nado peito rápido para derreter 900 calorias. O consumo de calorias na água é muito alto porque o corpo precisa de energia para compensar a diferença de temperatura em relação à água. 

No entanto, se você quer perder peso com a natação, precisa se exercitar regularmente. O Colégio Europeu de Ciências do Esporte (ECSS) e o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ASCM) recomendam 250 minutos de exercícios moderados por semana para perda de peso. Isso significa cerca de quatro horas de exercícios por semana. Porém, para que a natação permaneça saudável e não cause lesões, você não deve se sobrecarregar no início e aumentar aos poucos o seu cronograma de treinamento. 

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