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7 dicas para começar a correr

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7 dicas para começar a correr

Neste artigo, apresento 7 dicas para corredores iniciantes que desejam começar a correr.

Se você decidiu começar a correr, é uma decisão que mudará sua vida diária. Seja para perder peso, voltar à forma ou retomar o esporte, a corrida é um esporte acessível.

No entanto, correr é um esporte difícil. Seu pior inimigo na corrida: o ferimento. Portanto, é essencial ter os conselhos certos ao começar, tanto sobre o programa de treinamento quanto sobre os exercícios e recuperação.

Então, eu lhe dou este guia para começar a correr, que inclui as 7 dicas mais importantes para todos os corredores iniciantes.

Dica 1: caminhada e corrida alternativas

Não coloque a carroça antes dos bois. Se você não está acostumado a correr, saiba que correr é muito traumático. Portanto, aconselho você a ser progressivo no início.

Comece com sessões curtas (20 minutos) alternando entre caminhada e corrida. Principalmente corra devagar. Enquanto você tiver dores, espere antes de aumentar a duração!

Não comece imediatamente com exercícios intensivos. Seu corpo deve desenvolver suas capacidades de resistência, trabalhar o passo, se adaptar à sua nova atividade. Então corra bem devagar. Você deve ser capaz de falar.

Posteriormente, você terá bastante tempo para fazer vários exercícios, se desejar. Mas para sua saúde e seu corpo, não economize. Não quero ver você no meu escritório!

Você diminuirá gradativamente o tempo de caminhada durante as sessões até conseguir correr 45 minutos sem parar. Depois de atingir esse objetivo, você poderá se concentrar em acelerações e intensidades.

Dica 2: construir músculos

Adicione exercícios de construção muscular a este programa . Esta é a chave para não se machucar. Uma vez por semana, faça uma sessão de musculação apenas com o seu peso corporal.

Faça a bainha pelo menos duas vezes por semana, isso é o mínimo. O núcleo fortalece sua cinta abdominal, suas costas e seus músculos centrais. É o melhor exercício de prevenção da dor para o seu corpo.

 Precisa seguir um programa de revestimento completo e progressivo? Baixe seu programa ideal de esportes de 8 semanas no PPG, para fortalecer sua cintura abdominal, tonificar todo o corpo e prevenir lesões. 

Dica 3: escolha os sapatos certos

Para começar a correr, você não precisa quebrar o banco comprando o sapato mais recente e caro.

Você escolheu correr porque é de fácil acesso. Você só precisa de um tênis e vamos lá! No entanto, a escolha do modelo do calçado pode ter consequências graves. Aconselho você a seguir o seguinte guia:

  1. Concentre-se no conforto. Você deve se sentir bem em seu sapato. Verifique se não há nenhuma área de hiperpressão que possa causar superaquecimento e bolhas.
  2. Escolha um modelo universal. Correções na pronação ou supinação atrapalham a boa mobilidade do pé. Se precisar, você terá que marcar uma consulta com um podólogo.
  3. Evite modelos maximalistas, com muita queda e amortecimento. Eles não são recomendados e podem aumentar o estresse na articulação do joelho.
  4. Escolha um modelo flexível, para dar a máxima liberdade aos seus pés. A frente do pé não deve ser muito apertada e deve ser capaz de se espalhar sobre a planta do pé sem ser “irregular”.

Para mais informações, não hesite em consultar o meu seguinte vídeo também para saber como escolher o seu modelo de calçado:

Dica 4: reserve um tempo para se recuperar para progredir

Não é durante o treinamento que você irá progredir, mas sim durante o tempo de descanso entre cada sessão. Portanto, se você não der ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar, você não será capaz de melhorar sua forma.

É difícil definir um ritmo de treinamento porque ele é muito aleatório. No início, as dores podem prejudicá-lo e isso é normal!

Enquanto você estiver muito tenso, não volte para correr. As dores são microlesões musculares. Forçar isso pode levar você rapidamente à lesão.

Portanto, é essencial não correr todos os dias no início. Mesmo depois, é aconselhável ficar um dia sem correr por semana. Se você está impaciente, vá andar de bicicleta, construir músculos ou fazer algum outro esporte!

Você também pode usar meu vídeo sobre alongamento: Devemos alongar? Quando ? Que ? Todas as respostas aqui:

Dica 5: varie os terrenos e circuitos

É uma das melhores maneiras de evitar lesões. Não faça apenas asfalto! Você inevitavelmente tem um parque próximo a sua casa com caminhos de cascalho, grama … Talvez você também tenha uma pista de atletismo? Ou se estiver perto do campo pode encontrar trilhos para caminhadas!

Em suma, o objetivo é variar o terreno, a diferença de altura (um pouco para cima e para baixo), as curvas. É muito traumático para o seu corpo correr constantemente no asfalto, em linha reta e sempre na mesma velocidade.

Variando o terreno, você varia as tensões exercidas em seu corpo. Portanto, será fortalecido de uma forma mais abrangente e abrangente.

Dica 6: coma uma dieta balanceada e variada

Para começar a correr, uma boa alimentação é essencial. Dá-lhe energia de qualidade. Isso permitirá que você se recupere adequadamente para não se machucar.

O corpo reconstrói os danos musculares após os treinos. Muitas lesões também estão relacionadas a hábitos alimentares inadequados.

O melhor conselho que tenho para você: coma frutas, vegetais frescos, grãos inteiros. Evite, tanto quanto possível, produtos processados ​​comprados em lojas, carregados com açúcar e aditivos.

Você pode usar meu guia para equilibrar sua dieta:

Dica 7: beba água para se manter hidratado

Para começar a correr, você não precisa de uma bebida ou refrigerante caro. Beber água ! É o melhor para a sua carteira e para a sua saúde.

É muito importante se manter hidratado. Não vou aconselhar você a beber tantos litros por dia, depende do seu peso, temperatura, umidade …

Se você comer frutas e vegetais frescos, é uma boa ingestão de água. Adicione um copo de água por refeição, um antes de correr e dois após o treino. É um excelente ponto de partida. Se você está com sede, ouça o seu corpo!

Espero que este pequeno guia o ajude a começar a correr sem se machucar. E acima de tudo você vai adorar e se divertir. Meu site está cheio de conselhos, não se prive deles!

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