10 remédios naturais para aliviar as dores musculares

Neste artigo, irei detalhar as 10 melhores dicas para aliviar suas dores musculares naturalmente.

Quer você tenha dores nas coxas, panturrilhas, pernas, costas, glúteos, abdômen ou braços, essas soluções o ajudarão a se livrar deles.

Mas como as dores correspondem a microlesões musculares, não se deve fazer nada e seguir o tratamento correto.

Como aliviar dores?

Para aliviar as dores musculares, é importante seguir as recomendações certas porque você corre o risco de se machucar se não fizer as coisas certas.

Na verdade, as dores correspondem a microtraumas de suas fibras musculares, que precisam ser reparados por seu corpo.

Fique tranquilo, sofre de dores musculares quando a prática de esportes é comum.

Este é especialmente o caso quando você retorna ao esporte e principalmente às atividades que induzem movimentos excêntricos, como corrida ou musculação.

Aqui está tudo o que você precisa fazer para aliviar suas dores musculares.

1) Descanse para deixar o corpo se recuperar

Na maioria das vezes, as dores aparecem após uma noite de sono e doem cada vez mais por 3 dias.

Durante este período, é importante não forçar as dores no corpo, para não correr o risco de se magoar.

Na verdade, se a dor é tão intensa, é para evitar que você se esforce, para que seu corpo possa reparar o dano.

Portanto, você precisa se dar tempo suficiente para se recuperar.

Portanto, enquanto você tiver dores musculares, por 3 a 5 dias, descanse e não faça treinos pesados.

Durante este período, você deve dormir o suficiente (7 a 9 horas por noite). É durante o sono que seu corpo faz a maior parte do trabalho para se recuperar.

2) Não tome medicamentos antiinflamatórios

A contração dos músculos excêntricos causa uma resposta inflamatória, com pico de dor 24 a 48 horas após o exercício.

Essa inflamação é uma parte essencial do processo de recuperação. Portanto, não deve ser interrompido ou perturbado.

A partir de agora, não é recomendado tomar nenhum medicamento ou creme antiinflamatório (AINE) para aliviar a rigidez muscular ou qualquer outra lesão muscular.

O tratamento antiinflamatório pode atrasar a recuperação de dores musculares. Além disso, eles não forneceram evidências suficientes sobre seus efeitos na redução da dor.

Por fim, causam efeitos colaterais, principalmente no sistema digestivo e na flora intestinal, que não ajudam o organismo a funcionar melhor.

3) Adote uma dieta saudável e balanceada

Consumir uma dieta saudável e balanceada pode efetivamente reduzir a dor muscular após o exercício e ajudar o atleta a retornar ao programa de exercícios ou treinamento mais rapidamente.

Para aliviar dores, não há comida milagrosa. É especialmente importante consumir de forma equilibrada os seguintes alimentos antiinflamatórios:

  • Peixes gordos: salmão, cavala, sardinha.
  • Legumes frescos variados: rúcula, couve, brócolis, repolho, cenoura, abobrinha, pimentão, alho …
  • Frutas frescas inteiras (não em suco): mirtilos, amoras, framboesas.
  • Sementes e sementes oleaginosas: nozes, amêndoas, avelãs, linho, gergelim, abóbora.
  • Grãos integrais: arroz integral, arroz preto, quinua, trigo sarraceno, aveia.
  • Ovos, tofu, frango, peru.
  • Boas gorduras: azeite, colza, noz, coco, abacate.
  • Especiarias: açafrão, pimenta preta, gengibre, pimenta caiena.

Obviamente, você deve evitar alimentos pró-inflamatórios como açúcares, grãos refinados, frios, biscoitos, refrigerantes e álcool.

4) beber água para se manter hidratado

Para isso, você pode beber 1,5 a 2 litros de água por dia, dependendo do seu peso e das condições externas.

Não há necessidade de se “hidratar em excesso”, pois essa prática não tem interesse e pode ser perigosa.

Muitas vezes é aconselhável beber água mineral ou usar um suplemento contendo eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cálcio.

Se sua dieta é rica em alimentos saudáveis, naturais e variados, suas necessidades minerais devem ser atendidas.

Na verdade, não há consenso para afirmar que uma boa hidratação pode prevenir a rigidez muscular ou se recuperar mais rapidamente.

Na verdade, muitas vezes é aconselhável beber muito para aliviar as dores. Embora este conselho não tenha sido demonstrado claramente, é importante, pelo menos, certificar-se de que você não está desidratado.

5) Massageie as dores com um óleo essencial

Para aliviar a dor causada por dores no corpo, você pode massagear seus músculos.

Para isso, aconselho usar um óleo de massagem contendo óleo essencial de gaultéria . Pode ajudá-lo com a rigidez e aliviá-lo.

Portanto, dilua 30 gotas de óleo essencial de gaultéria em 500ml de óleo carreador e massageie seus músculos rígidos.

Você precisa fazer uma massagem profunda por 15 minutos para ser mais eficaz, principalmente para aumentar o fluxo sanguíneo.

Sinta-se à vontade para usar meu vídeo do YouTube para fazer uma automassagem nas pernas com um bastão de massagem.

6) fazer recuperação ativa

A recuperação ativa é a melhor técnica para aliviar dores musculares.

O ideal será praticar 20 a 30 minutos de atividade cardiovascular em intensidade leve:

  • Caminhada rápida.
  • Bicicleta.
  • Piscina.
  • Corrida leve.
  • Treinador elíptico.
  • Remador.

Favorece os esportes realizados e principalmente uma intensidade de exercício muito leve. Você deve ser capaz de falar durante toda a sessão.

O exercício ajuda a soltar os músculos doloridos e aumenta o fluxo sanguíneo para os tecidos.

Portanto, mesmo com dores, é aconselhável praticar esportes todos os dias.

7) tomar um banho quente

O calor é uma ótima maneira de relaxar os músculos doloridos e aliviar a dor.

Você também pode adicionar sal Epsom ou algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta à água do banho .

Por 20 minutos, relaxe e aproveite para relaxar seu corpo e sua mente!

Se você não gosta de um banho, é bem possível aquecer os músculos doloridos. Para isso, coloque uma bolsa de água quente, envolta por um pano, na área dolorida, por 15 minutos.

8) praticar alongamentos suaves

O alongamento não é unânime e cabe a cada um formar sua opinião.

Portanto, eu o aconselho a se alongar para aliviar suas dores e, a seguir, observar o impacto em sua dor.

Alongue os músculos doloridos, sem forçar e respirando profundamente. Segure o alongamento por 30 segundos e repita 3 vezes.

O alongamento, seja feito antes ou depois do treinamento, não parece proporcionar alívio significativo da dor muscular.

Mas, com base na minha experiência como fisioterapeuta, observei uma grande disparidade de um indivíduo para outro.

9) tomar um analgésico natural

Alguns remédios naturais parecem ter efeitos no alívio da dor.

Entre os mais estudados e eficazes, você pode referir-se aos seguintes remédios:

  • Cúrcuma .
  • Omega 3 .
  • Ginger .

Você pode incorporá-los em sua dieta ou consumi-los como um suplemento alimentar.

O remédio natural mais eficaz para dores musculares parece ser o açafrão. Lembre-se de consumir com pimenta-do-reino, para permitir sua absorção.

Eles devem ser consumidos por vários dias para serem eficazes. Além disso, você pode usá-los para prevenir dores musculares.

10) Outras soluções possíveis: TENS, crioterapia, compressão

Algumas técnicas, mais caras, podem ser usadas contra sua rigidez.

É importante especificar que eles não são mais eficazes do que os anteriores. Portanto, não há necessidade de se arruinar pensando em se recuperar mais rápido.

No entanto, eles podem ter um efeito interessante na dor muscular. Você pode, portanto, testar as seguintes técnicas:

  • TENS com dispositivo de eletroestimulação .
  • Crioterapia.
  • Alternando quente / frio.
  • Compressão.

Como evitar dores musculares?

Aqui estão 7 dicas para evitar dores musculares:

  1. Tenha muito cuidado com a corrida e o treinamento com pesos, especialmente se você for um iniciante.
  2. Faça-o devagar e aumente gradativamente o tempo e a intensidade do exercício.
  3. Apenas aumente o seu volume de treinamento em 10% por semana, no máximo.
  4. Pratique esportes (ciclismo ou natação), que causam menos dores musculares.
  5. Siga um programa de fortalecimento muscular , especialmente se estiver correndo.
  6. Mantenha-se hidratado, coma bem e durma o suficiente.
  7. Pratique regularmente. Quanto mais você treina, menos dores musculares você verá.

Em alguns esportes, principalmente no fisiculturismo, a rigidez muscular é procurada e é uma garantia da futura produção de massa muscular.

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